Estudo revela quantas calorias são necessárias para gerar um bebê
O estudo também estimou os gastos energéticos de 81 espécies e concluiu que quanto maior o bicho, mais energia é gasta
atualizado
Compartilhar notícia
Todo mundo sabe que a gravidez demanda muita energia. O que poucas pessoas sabem é quantas calorias são necessárias para gerar um bebê durante a gestação. Um estudo da Universidade Monash, na Austrália, revelou que o corpo humano precisa de quase 50 mil calorias dietéticas ao longo do processo de reprodução.
A pesquisa, publicada na revista Science, na quarta-feira (13/6), também descobriu que apenas 4% da energia consumida durante a gravidez vai para o bebê. Já o restante da energia (96%) é usada como um “combustível extra” exigido pelo próprio corpo da mulher.
De acordo com o biólogo evolucionista Dustin Marshall, as descobertas impressionaram a equipe. “O resultado me chocou. Voltamos às fontes muitas vezes porque parecia surpreendentemente alto com base nas expectativas que tínhamos”, disse, em entrevista ao The New York Times.
O estudo também estimou os gastos energéticos de 81 espécies e concluiu que quanto maior o bicho, mais energia é gasta. Os rotíferos (animal microscópio), por exemplo, precisam de menos de um milionésimo de caloria para ter um filhote. Já um cervo de cauda branca requer mais de 112 mil calorias.
Outro ponto observado pelos estudiosos é que o metabolismo da espécie também influencia na quantidade de calorias. Um exemplo é que os mamíferos de sangue quente usam três vezes mais energia que os répteis e outros animais de sangue frio do mesmo tamanho.