Estudo revela as 5 frutas mais saudáveis do mundo; veja quais são
Segundo estudo, frutas como o limão e o morango fornecem vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Realizada pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey (EUA), uma pesquisa elencou os 41 alimentos mais saudáveis do mundo. Entre os 10 campeões, se destacam verduras e legumes, como agrião, acelga e espinafre. Apesar de não aparecer no topo da lista, as frutas, obviamente, também brilharam.
Para alcançar o resultado, os cientistas se atentaram à concentração de 17 nutrientes essenciais, como as vitaminas, em relação à quantidade de calorias em cada alimento.
Dessa forma, é possível avaliar os alimentos com maior densidade nutricional. Os pesquisadores utilizaram o método a fim de entender quais matérias-primas oferecem maior teor de nutrientes em relação à ingestão calórica.
O estudo não apenas elencou os alimentos, como também reforçou a importância de manter uma refeição saudável e diversificada, com a inclusão de frutas e vegetais variados.
Para os fãs de frutas, o limão esteve em destaque pois, segundos os cientistas, apresenta 53 mg de vitamina C a cada 100 gramas, além de cálcio, magnésio, potássio e fibras.
A vitamina C foi destacada não à toa, já que cumpre uma função primordial no organismo, neutralizando os radicais livres, ajudando na produção de colágeno e no sistema imunológico.
Em seguida, no time das frutas, vem o morango, com 62 mg a cada 100 gramas de vitamina C. Os morangos oferecem mais vitamina C do que as tradicionais frutas cítricas. Eles também são ricos em ferro, magnésio, ácido fólico e cálcio.
Na terceira posição, aparece a laranja, uma das frutas que mais contam com vitamina C, também são ricas em potássio e magnésio.
Após a laranja, vieram a toranja, mais especificamente a variedade vermelha e rosa. Fontes de vitamina A ou betacaroteno, importantes para preservar a visão e melhorar a saúde imunológica.
Por fim, vieram as amoras, ricas em cálcio, potássio e magnésio. Com antocianinas, elas protegem as células dos radicais livres.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica