metropoles.com

Estudo encontra fraude em temperos como cúrcuma, páprica e colorífico

Foram analisadas amostras de páprica, cúrcuma, noz-moscada e colorífico recolhidas na região paulista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
temperos
1 de 1 temperos - Foto: Istock

Especiarias e temperos são ferramentas valiosas na alimentação, já que ajudam a enriquecer nutricionalmente as preparações, além de conferir sabor e aroma. Mas, e se ao contrário disso, esses temperos viessem regados de insetos e milho? É isso que o consumidor pode estar consumindo, principalmente em temperos vendidos em São Paulo.

Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz encontraram a presença de ingredientes não listados e fragmentos de insetos acima da capacidade permitida em diversas especiarias, o que configura fraude e falha nas boas práticas dos alimentos.

Foram analisadas amostras de páprica, cúrcuma, noz-moscada e colorífico recolhidas na região paulista.

As análises foram recolhidas pela Vigilância Sanitária em 2017 e 2019 e enviadas para o estudo. Ao todo, 30% das amostras de páprica estavam adulteradas com urucum e milho. Já 81% das amostras de cúrcuma continham fragmentos de insetos e 30,3% delas estavam adulteradas com vegetais não informados. A noz-moscada tinha 11 amostras com fragmentos de insetos acima do permitido.

O colorífico não tinha adulteração, mas apresentou variação do corante bixina. A fraude nesse tipo de alimento não é exatamente uma novidade, mas tem se tornando mais comum, a fim dos produtores obterem vantagens econômicas. As especiarias possuem alto valor econômico, complexidade e limitação da sua produção, por isso, a recorrência das práticas ilícitas.

Os riscos do consumo excessivo de itens com a presença de fragmentos de insetos ou outros elementos em quantidades acima do permitido é o de alergias e de outros quadros dessa natureza.

Infelizmente, não existem muitas formas de se precaver do consumo de temperos adulterados. Comprar em estabelecimentos de confiança e desconfiar de produtos com custo muito baixo podem ser algumas formas.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?