Estudo comprova que estresse pode deixar os cabelos brancos
Pesquisa mostrou que há ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco do bulbo capilar, região responsável pela cor dos fios
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo inédito comprovou que situações de estresse podem, de fato, deixar os cabelos brancos, conforme prega o conhecimento popular. Publicada nessa quarta-feira (22/01/2020) na revista científica Nature, a pesquisa da Universidade de Harvard em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), mostrou que há ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco do bulbo capilar, região responsável pela cor dos fios.
Ratos de laboratório foram expostos a estresse causado por dor. Depois de um mês, os animais apareceram com os pelos esbranquiçados.
“Quando estamos sob estresse, é acionado o nosso sistema sintático, conhecido como ‘sistema de luta e fuga’, responsável por gerar ações como aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos e os batimentos cardíacos”, detalhou Thiago Mattar Cunha ao site G1.
“Ao ser acionado por estresse, o sistema de luta e fuga libera noradrenalina, afetando as células-tronco, que param de produzir as células responsáveis pelo pigmento”, complementou.
Segundo Cunha, não é necessário gerar dor, como foi feito com os ratos, para que os fios fiquem brancos. “Independentemente do tipo e intensidade do estresse, ele poderá causar cabelo branco, só que em menor quantidade.”
Agora, a equipe quer entender a relação entre o estresse e outras doenças.
Orgulho
Vale lembrar que há muitas pessoas que assumem e têm orgulho das madeixas superclaras.
Se você também aderiu aos cabelos brancos, tendência em alta há pelo menos cinco anos, veja algumas dicas para manter os fios saudáveis:
1. Usar shampoos sem conservantes químicos e condicionadores sem petrolato.
2. Utilizar finalizadores de composição mais hidratante com pantenol e aloe vera.
3. Proteger os fios quando houver exposição ao sol para evitar o amarelamento.
4. Para cabelos crespos e cacheados, a dica é apostar na fitagem (definir os cachos com creme). Um pente do tipo “garfo” ajuda a realçar o look poderoso.