Estourou o limite do cartão, como Gabi Brandt? Veja como se controlar
A influencer Gabi Brandt causou nas redes ao expor fatura altíssima do cartão. Financista dá dicas de como se organizar para evitar estresse
atualizado
Compartilhar notícia
A digital influencer Gabi Brandt causou barulho nas redes sociais esta semana. Isso porque Yanka Barreiros, irmã de Pétala Barreiros, mostrou em seus Stories a tela do aplicativo do cartão de crédito de Gabi.
Na imagem, é possível ver a fatura do cartão de Brandt no valor de R$ 377.719,90. “Como vou pagar? Não sei”, disse Gabi, brincando com a situação. A blogueira também revelou recentemente que esse tem sido valor médio de suas faturas nos últimos meses.
Quem tem um cartão de crédito sabe que é muito fácil perder o controle e acabar extrapolando nos gastos. E só notar quando for olhar a conta no final do mês. Por isso, o Metrópoles conversou com um financista e trouxe algumas dicas de como se controlar para evitar estresse com a fatura.
Marcos Sarmento Melo, especialista em finanças e diretor da Valorum Empresarial, esclarece que é muito fácil perder o controle nos gastos com o cartão, principalmente, por um fator psicológico.
“Quando usamos o cartão de crédito, não estamos vendo o dinheiro sair, e acaba ficando mais fácil usá-lo para fazer as compras. Tem que tomar muito cuidado, porque acaba acumulando e no final (do mês) pode-se não ter o dinheiro para fazer o pagamento integral daquela fatura”, alerta.
O especialista explica que esse é o maior risco. “Quando não se paga o total da fatura, a taxa de juros que se cobra a cada dia daquilo que deixou de ser pago é muito alta, e isso é perigoso”.
Marcos também aconselha a gastar somente o que tiver, em dinheiro vivo. Ao contrario do que muitas pessoas fazem, não é correto usar o cartão para gastar um salário que ainda vai receber. “Se já tiver o salário na conta corrente, aí sim. Usa dentro daquele limite de dinheiro que já tem”.
Outra dica do financista é não ter muitos cartões, porque ajuda a perder o controle. “O ideal ter apenas um cartão, no máximo dois. Sendo um como reserva ou para algum gasto que seja muito específico”, sugere Melo.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, gastronomia, comportamento e bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/