Saiba qual a taça certa para beber espumante e champanhe
Parem o mundo que a maioria dos apreciadores das bebidas borbulhantes precisa descer. Se você usa a taça flauta, precisa ler isso
atualizado
Compartilhar notícia
Quando você pensa em espumante ou champanhe já imagina aquela taça no formato flauta, não é mesmo? Pois, prepare-se, está errado. “Beber nesse tipo de taça é como ir a um concerto usando tampão nas orelhas”, disse Maggie Henriquez, CEO da Krug Champagne, em entrevista ao The Drinks Business.
Pode até parecer besteira ou frescura, mas o motivo faz sentido. Acredita-se que as taças “flûte” (flauta, em francês) têm o bojo fino, direcionando a efervescência e os aromas para o nariz, enquanto controla o fluxo acima da língua, mantendo o equilíbrio entre a limpeza da acidez e a profundidade.Mas, na verdade, ela seria estreita demais e acaba prendendo os elementos aromáticos. Isso impede que o apreciador sinta direito o cheiro da bebida.
Já as taças coupette (aquelas no estilo vintage) têm o bojo muito aberto e as bolhas escapam rapidamente. Pesquisadores franceses concluíram que as bolhinhas têm mais do que uma função apenas estética.
Quando o champanhe ou o espumante é derramado na taça, a miríade de bolhas que sobem colapsam e irradiam uma afinidade de pequenas gotículas sobre a superfície do líquido na forma de aerossóis muito característicos e refrescantes. Sendo assim, o resultado aponta que as borbulhas estão ligadas à liberação de sabor e as coupette não ajudam nesse sentido.
Então, qual seria a taça correta para degustar as bebidas? Os produtores de champanhe e espumante indicam a tulipa: base ovalada e abertura estreita. As taças usadas para servir vinho branco também são boas opções. Em comum, as duas opções oferecem tamanhos de bojo maiores que o da flauta e menores que o da vintage.
Aprendeu?
“Quem precisa de mais champanhe?”