Esta planta diminui o açúcar do sangue e é anti-inflamatória; veja
Reconhecida mundialmente pelas suas propriedades anti-inflamatórias, a planta pode ser uma aliada de quem tem diabetes tipo 2
atualizado
Compartilhar notícia
A diabetes e a obesidade são doenças que caminham juntas e preocupam entidades de saúde mundiais. Considerando isso, estratégias para contornar o avanço das duas doenças são sempre bem-vindas.
Além de inserir alimentos ricos em fibras ao longo do dia, como vegetais e frutas, existe uma plantinha, em específico, que ajuda a controlar o açúcar no sangue e colabora com a desinflamação do corpo: a sálvia.
Reconhecida mundialmente pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antissépticas, a planta pode ser uma aliada de quem tem diabetes tipo 2. Estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que ela pode ter efeitos semelhantes ao metformina, medicamento para indivíduos que sofrem de diabetes e que controla os níveis de glicose.
As vantagens não foram notadas apenas nesse estudo. Outro ensaio clínico, publicado na revista Nutrients, revelou que a sálvia pode melhorar a memória e ainda servir como uma terapia complementar à cognição.
Para chegar à conclusão, os participantes ingeriram 600 mg de extrato de sálvia diariamente.
Artigo da Universidade de Salamanca, por sua vez, ainda trouxe a novidade de que as propriedades antioxidantes dessa planta auxiliam a combater o estresse oxidativo no organismo.
Vale sempre ter moderação ao utilizar e buscar acompanhamento profissional antes de fazer qualquer mudança na dieta.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica