Especiaria popular sacia e melhora ação da insulina; saiba qual
Uma especiaria simples e de fácil acesso pode ajudar na ação da insulina e, consequentemente, colaborar para o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Um hormônio famoso quando falamos em saúde e emagrecimento é a insulina. Ela é responsável por reduzir os níveis de glicose no sangue para que seja utilizada como forma de energia.
Entretanto, uma condição de saúde muito comum é a resistência à insulina, na qual a resposta e a sensibilidade ao hormônio ficam comprometidas. Essa condição é comum, principalmente, em indivíduos com acúmulo significativo de gordura abdominal.
Dessa forma, problemas de saúde tendem a ocorrer, principalmente a diabetes tipo 2. Para controlar a situação, os ajustes na alimentação e a prática de atividade física são elementos básicos.
Os alimentos ricos em fibras são primordiais para o tratamento, já que ajudam no controle da glicemia sanguínea, melhoram a atividade intestinal e ainda promovem saciedade. Alguns exemplos são frutas, legumes, leguminosas e cereais integrais como aveia, chia e psyllium.
Mas existem também especiarias simples, de fácil acesso, que promovem benefícios. Por exemplo, três gramas de canela em pó, diariamente, podem ajudar na ação da insulina.
Um detalhe importante é que a especiaria não deve ser aquecida, nem mesmo em receitas como pães e bolos, já que, além de perder as propriedades, gera um componente tóxico.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica