Especiaria anti-inflamatória pode diminuir a gordura no fígado; veja
Esta especiaria pode ser incluída como tempero em sopas, caldos, ensopados, em bebidas funcionais e até nos ovos; descubra
atualizado
Compartilhar notícia
Existe uma especiaria famosa pela sua coloração amarelada que reluz igual ouro: açafrão-da-terra, a famosa cúrcuma. Para a saúde, inclusive, a planta de fato tem a mesma nobreza nutricional, já que possui propriedades nutricionais e medicinais.
A cúrcuma conta com características anti-inflamatórias devido à presença de curcumina, principal composto bioativo do tempero. Assim, para aqueles que estão em alguma condição de doença que precise de uma dieta anti-inflamatória, acrescentar o açafrão-da-terra à rotina pode ser uma boa ideia.
Além disso, ela também é rica em compostos antioxidantes, que ajuda a proteger as células contra a ação dos radicais livres. A produção excessiva de radicais livres pelas células é responsável pelo envelhecimento precoce, doenças inflamatórias e, inclusive, maior risco de câncer.
Os benefícios não param por aí. Para se ter ideia do potencial da curcumina, ela pode trazer impactos positivos até na saúde cerebral, aumentando os níveis de fatores neurotróficos derivados do cérebro (BDNF), que são essenciais para o bom funcionamento desse órgão.
Dessa forma, turbina a memória e até a redução dos riscos de doenças neurodegenerativas, a exemplo do Alzheimer.
Quem sofre de problemas digestivos também vai sentir as vantagens. Ela ajuda na digestão e também na redução dos sintomas de desconforto abdominal e indigestão. Na medicina tradicional, é utilizada como coadjuvante no tratamento da síndrome do intestino irritável.
Inclusive, um estudo divulgado em 2023 na revista BMJ revelou que a curcumina pode ser uma opção para o tratamento da dispepsia — dor na parte superior do abdômen. A substância ainda teve a sua eficácia comparada ao omeprazol, medicamento utilizado para tratar problemas do estômago.
Já para os que sofrem de uma condição conhecida como fígado gorduroso, as vantagens também não deixam a desejar. Pesquisadores já revelaram que a cúrcuma foi capaz de reduzir a gordura do fígado em pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica.
Por fim, um estudo publicado na revista Nature Scientic Reports, em 2023, mostrou a eficácia de uma nanoemulsão de curcumina, criada para aumentar a absorção do composto pelo organismo, em matar células com potencial cancerígeno, levando à redução do crescimento de tumores em ratos.
A substância pode ser incluída como tempero em sopas, caldos, ensopados, em bebidas funcionais, molhos e até nos ovos.
Para desfrutar dos reais benefícios na saúde, não basta pensar no ingrediente de forma isolada. Ajustar os demais hábitos, como prática de atividade física, alimentação balanceada, boa ingestão hídrica e sono regular, também é de suma importância quando o assunto é a saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica