Erva parasita turbina a imunidade e alivia cólicas menstruais; conheça
Apesar de ser uma erva daninha, essa planta conta com propriedades terapêuticas e pode ser uma aliada da saúde. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Provavelmente, você já ouviu falar das ervas daninhas. Recebem essa denominação aquelas que parasitam outras plantas. A erva de passarinho pode ser considerada uma erva daninha e plantas como azaleias, primaveras e jacarandá costumam ser as suas preferidas.
O que não esperávamos é que essa simples erva pode repercutir positivamente na saúde, contando com propriedades terapêuticas. Assim, devemos pensar cinco vezes antes de descartar essa planta.
Para provar isso, confira benefícios consideráveis da erva de passarinho:
Aumento da disposição e da energia
O chá dessa erva pode atuar como energizante, combatendo a sensação de fadiga. Atuando com efeito semelhante ao do café, ele pode ser ingerido antes das atividades físicas.
Alívio das cólicas menstruais
Para quem costuma sofrer nesse período, essa erva traz boas novas. O chá pode aliviar, também, as dores menstruais.
Boost na imunidade
Compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias podem ser encontrados na erva. Dessa forma, ela apresenta ação antioxidante pela presença de flavonoides e taninos. Além de prevenir infecções de bactérias e fungos, fortalece a imunidade e atua retardando o envelhecimento precoce.
Melhora a respiração
Para quem sofre de gripes, resfriados e bronquites, ela pode ser uma grande aliada. Dentre os benefícios, a erva de passarinho ajuda a controlar dificuldades respiratórias, uma vez que auxilia no alívio de crises asmáticas, entre outras.
Entretanto, nem tudo são flores. Quando consumida em doses altas, a erva pode causar dores de cabeça. Além disso, seus frutos não podem ser consumidos. Por isso, antes de aderir ao consumo da erva de passarinho, é importante consultar um profissional qualificado.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica