Entenda por que é perigoso guardar latas de metal abertas na geladeira
É comum que, após abertas, essas latas de metal sejam guardadas na geladeira, mas isso traz riscos à saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Seja a latinha de atum, leite condensado, molho de tomate ou milho, é comum que, após abertas, sejam guardadas, diretamente, na geladeira.
Contudo, o ideal mesmo é que, depois de abertos, esses alimentos sejam consumidos e usados imediatamente nos preparos. As sobras até podem ser armazenadas na geladeira, porém, para isso, é necessário que elas sejam transferidas das latinhas para outros utensílios.
Um dos maiores perigos é que, ao abrir um alimento enlatado, o abridor de latas pode provocar fissuras no revestimento interno da embalagem. Dessa forma, é possível que a comida seja contaminada com substâncias como o bisfenol A, que é prejudicial à saúde.
Além disso, ao guardar enlatados abertos, a umidade favorece o aparecimento de ferrugem e contaminação por microorganismos que alteram o sabor dos alimentos e também causam prejuízos à saúde.
Logo, o jeito certo de armazenar comida enlatada é colocando a porção que restou em um pote de vidro ou aço inox, bem fechado. O essencial é que o utensílio tenha uma boa vedação para evitar o risco de contaminação, além de aumentar o tempo de armazenamento do alimento.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica