Entenda o que é stalking, tema abordado na série Bebê Rena
Produção inspirada em uma história real propõe reflexão sobre as consequências do stalking; advogada explica como lidar
atualizado
Compartilhar notícia
A série Bebê Rena tem chamado a atenção do público por sua trama intrigante e envolvente. A produção inspirada na história real do ator e escritor escôces Richard Gadd chegou ao topo da lista de séries mais vistas na Netflix.
Na trama, Gadd interpreta uma versão ficcionalizada de si mesmo sendo perseguido por uma mulher mais velha chamada Martha – papel interpretado pela atriz Jessica Gunning –, depois que eles se conhecem em um bar em Londres.
Essa obsessão acaba impactando a vida dos personagens e leva o protagonista a enfrentar as consequências do stalking, termo em inglês que designa o crime de perseguição.
O que é stalking?
O artigo 147-A do Código Penal, tipifica o stalking como ato de “perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”.
A prática tornou-se crime no Brasil em 2021, ano em que a Lei de Stalking (Lei 14.132/21) entrou em vigor, alterando o Código Penal. Antes dela, o stalking era visto apenas como contravenção penal de “perturbação da tranquilidade alheia”, cuja pena era de de 15 dias a dois meses de prisão e multa.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.