Entenda o perigo de suplementos e gomas “milagrosas” vendidos na web
Anúncios e propagandas de suplementos e gomas parecem resolver todos os tipos de problemas; mas será que funcionam?
atualizado
Compartilhar notícia
Aposto que você já se deparou, na internet, com gominhas “mágicas” que prometem fortalecimento e crescimento capilar ou até emagrecimento rápido, praticamente milagroso.
Anúncios e propagandas com essas premissas parecem resolver todos os tipos de problemas com a simples ingestão de cápsulas. Elas estão por toda a parte, principalmente nas redes sociais.
Entretanto, a prática pode ser considerada abusiva e a marca pode, inclusive, sofrer sanções de órgãos regulatórios. Recentemente, uma marca que promete crescimento capilar 6x mais rápido sofreu denúncia por apontar potencial de enganosidade.
Suplementos nutricionais são recomendados de forma arbitrária, como inofensivos e prometendo soluções eficientes para todos os problemas.
Em algumas propagandas é possível, inclusive, encontrar cápsulas que substituem alimentos com alegações como “duas cápsulas de luteína equivalem a 50 gemas de ovos”, reduzindo a alimentação a comprimidos, comportamento que é altamente disfuncional.
Suplementos devem ser prescritos apenas por profissionais capacitados, mediante a real necessidade, e com embasamento teórico.
Utilizar alguma vitamina não garante suporte ou manutenção de algum efeito específico, tampouco podem ser tratados como universais. O metabolismo funciona de acordo com suas demandas individuais e mesmo vitaminas, em excesso, podem ser prejudiciais. Por isso, antes de se deixar influenciar na internet, avalie a real necessidade com um profissional qualificado.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica