Eduardo Kobra presenteia Butantan e Fiocruz com painéis sobre a vacina
Peças do famoso muralista brasileiro serão entregues às entidades nesta terça-feira (23/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Eduardo Kobra decidiu prestar uma linda homenagem aos cientistas brasileiros. O muralista paulistano doará, nesta terça-feira (23/2), painéis sobre a vacina contra a Covid-19 à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e ao Instituto Butantan, em São Paulo.
“Produzi as telas no começo do ano passado, quando ainda estávamos no início da pandemia. As obras expressam a esperança da descoberta de uma vacina”, declarou Kobra. “Agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar às obras, e resolvi homenagear os cientistas que lutam dia e noite pela vida”, adicionou.
Segundo o artista, as telas serão expostas permanentemente na sede das entidades.
Curiosamente, a obra chegará ao Butantan no mesmo dia em que o instituto completa 120 anos de funcionamento.
Respirar
Recentemente, o artista transformou um cilindro de oxigênio em desuso, de 1m30, em uma nova obra. Batizada de Respirar e pensada para conscientizar a população sobre os riscos do coronavírus, a peça exclusiva foi a primeira ação do recém-criado Instituto Kobra.
“A mensagem central da escultura é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, preservar a natureza, patrimônio da humanidade”, exclamou Kobra.
O cilindro foi vendido para o movimento UniãoBR por R$ 700 mil, destinados à instalação de duas usinas de oxigênio no estado do Amazonas, drasticamente afetado pela pandemia.
A obra está em exibição em São Paulo, no piso térreo do Shopping Iguatemi, até 28 de fevereiro. Após a exposição, ela será levada para o Hospital Israelita Albert Einstein, também na capital paulista.