5 produtos de limpeza para deixar a casa livre de coronavírus
O álcool gel é indicado para higienizar mãos e corpo, mas há alternativas para substituir seu uso na limpeza de casa e de objetos
atualizado
Compartilhar notícia
Com o avanço do coronavírus no Brasil e no mundo, o álcool gel 70% passou a ser um dos produtos mais procurados em supermercados e farmácias brasileiras. O motivo? Ele integra o rol de itens de higiene altamente eficazes e indicados para evitar o contágio da doença. Além disso, é um dos únicos que pode ser usado na pele. Porém, se a missão for esterilizar itens pessoais e domésticos, há outras alternativas que também atuam contra a Covid-19.
Embora o vírus não sobreviva por muito tempo fora do corpo humano, ele permanece ativo por 72h em materiais como plástico e metal inoxidável; e, em papelão, 24h, em média. Os dados são da Universidade de Princeton (EUA).
Por isso, higienizar as superfícies com as quais temos contato ao longo do dia é fundamental. Para limpeza da casa, o álcool pode ser substituído. Nessas circunstâncias, quem já fez a própria reserva de álcool 70% pode considerar doar parte dele para pessoas, estabelecimentos e até mesmo hospitais que não conseguiram adquirir o suficiente até que ele sumisse das prateleiras.
“As pessoas estão preocupadas com a falta do álcool gel, mas a verdade é que ele precisa estar presente nos estabelecimentos onde água e sabão não são de tão fácil acesso. Então, se você está em casa e pode lavar as mãos com frequência, não há porque temer”, explicou a farmacêutica Catarina Gondim.
Para limpar objetos e superfícies, especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia indicam:
- Água sanitária
- Desinfetantes em geral
- Limpadores multiuso com cloro
- Álcool de limpeza (líquido)
- Detergente
Lembrando que o ideal é minimizar os contatos desses produtos com à pele, para evitar alergias e dermatites. Em tempo: no corpo, o melhor método continua sendo água, sabão e álcool 70%.
Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus: