É inflamatório? Faz mal? Entenda se tomar leite é benéfico à saúde
O Ministério da Saúde reforça que leites e queijos são ricos em proteínas, vitaminas e cálcio; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da maior exposição à informação e fake news, as dúvidas a respeito do consumo de laticínios aumentaram.
Com a finalidade de esclarecer informações divergentes, a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) disponibilizaram, na última semana, um consenso sobre o assunto.
Para a criação do material, foi realizada uma análise crítica com base em 114 artigos científicos, publicados em periódicos.
O documento foi disponibilizado para consulta on-line e abordou pontos como os diferentes tipos de leite, os benefícios para a saúde, a intolerância à lactose e o aleitamento materno.
O tópico que vale destaque é sobre o mito da inflamação. A ingestão da bebida entra, inclusive, em dietas consideradas anti-inflamatórias.
O Ministério da Saúde reforça que leites e queijos são ricos em proteínas, vitaminas e cálcio. Esse grupo alimentar costuma ser minimamente processado e, sim, é benéfico à saúde.
É importante frisar que ele não é indicado apenas para aqueles que sofrem de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Porém, para indivíduos saudáveis, o consumo se torna muito favorável.
O material está disponível no site da associação. Confira, neste link.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica