Saiba como seu corpo sinaliza o excesso de consumo de carboidratos
Se você tem percebido que tem comido esses alimentos além do usual, alguns sinais podem te confirmar isso; saiba quais
atualizado
Compartilhar notícia
Grupo alimentar que representa um entrave na dieta de muitos, a falta de controle no consumo de carboidratos pode, sim, resultar em problemas de saúde. No entanto, é injusto classificá-los como algo ruim, já que, nesse grupo, estão inseridos diversos alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, cereais integrais e outros ricos em fibra.
Entretanto, o excesso na ingestão, seja nas opções de carboidratos saudáveis, seja daqueles não tão saudáveis assim, pode apresentar alguns indícios e sinais no organismo.
Se você tem percebido que tem comido esses alimentos além do usual, alguns sinais podem te confirmar isso, como:
1. Aumento de peso
Um dos sinais mais óbvio é o ganho de peso, sendo esse peso representado por gordura, principalmente. Isso ocorre pelo excesso de energia ingerida, que acaba sendo acumulada.
2. Problemas no sono
O excesso de carboidratos, principalmente antes de dormir, pode causar desconfortos gastrointestinais pela digestão, resultando em dificuldade de pegar no sono.
3. Estrias
O excesso calórico advindo dos açúcares pode ser responsável pelo ganho de peso. O efeito sanfona repercute na pele com o surgimento de estrias.
4. Cansaço excessivo
A ingestão demasiada de açúcares gera um alto estímulo à insulina, com uma queda imediata. Com isso, a sensação de cansaço e de preguiça podem ser comuns.
5. Problemas bucais
Além de cáries, é comum que o excesso de carboidratos cause inflamações na gengiva e até mau hálito.
6: Infecções genitais
Comum em mulheres, alta ingestão de açúcares favorece a proliferação de fungos na região genital. A condição é conhecida como candidíase e está relacionada à alta ingestão de glicose.
7: Aumento de acne
O açúcar é responsável pelo aumento da insulina. Dessa forma, é esperado o aumento de acne.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica