Dúvidas sobre como limpar o carpete? Especialistas explicam
A limpeza precisa ser feita com cuidado para não encharcar as fibras e estragar o piso
atualizado
Compartilhar notícia
Os carpetes dão um toque especial a ambientes corporativos e residenciais, sobretudo devido ao isolamento térmico e acústico que proporcionam. A procura na internet por esse tipo de revestimento cresceu 250% nos últimos 12 meses, segundo o Google Trends. No Distrito Federal, a busca subiu 79% no mesmo período. No entanto, poucas pessoas aderem ao carpete por não saber como higienizar o piso, que necessita de cuidados específicos.
A limpeza evita a proliferação de microrganismos maléficos à saúde e a presença de odores desagradáveis. Além disso, submeter o piso a higienizações regulares conserva o material e retira a sujeira acumulada na superfície. O modo de limpar depende de diversas variantes, como as especificações do fabricante do carpete, a cor e o local em que está instalado.
A frequência de higienização dos carpetes é semelhante a dos pisos frios, como porcelanato e cerâmica. De acordo com Rosivaldo Pontez, que trabalha há 12 anos com limpeza especializada, é recomendado passar o aspirador de pó uma vez por semana para a retirada da sujeira artificial, como fios de cabelo, poeira e pelos de animais. Em relação à limpeza profissional, ele explica que o ideal é que seja realizada de seis em seis meses.
Segundo Abílio Bindes, proprietário de uma lavanderia em Brasília, além do aspirador de pó, também é possível limpar os carpetes semanalmente com solução de limpador multiuso e antibactericida. Para isso, basta umedecer algum pano com a mistura e passar no piso. A alternativa pode ser feita, inclusive, ainda restar pelos de animais após passar o aspirador.
“Tanto para manter o carpete limpo quanto para tirar uma mancha, o importante é não encharcar, porque é o que causa o mau cheiro característico. A umidade desce e vai para a base do carpete, proliferando fungos e causando o odor”, explica Abílio.
A umidade é uma inimiga do carpete. Por isso, não é indicado, de maneira alguma, jogar água ou outra substância direto no piso ou a ponto de encharcar. “A limpeza profissional pulveriza os produtos e, em quatro horas, ele está seco e limpo. Como não molha a base, não prolifera bactérias”, assegura Rosivaldo.
Outros produtos
Produtos pegajosos, como sabão ou detergentes, não devem ser utilizados no carpete porque deixam resíduos prejudiciais às fibras do revestimento. “É um grande erro. Eles deixam o carpete grudento mesmo depois de seco, ou seja, ao pisar com um sapato sujo, a sujeira adere ao piso”, assegura Abílio.
Receitas caseiras com álcool, vinagre ou bicarbonato não são indicadas pelos especialistas, porque também podem deixar resíduos e danificar o material, além de causarem mau cheiro. “Muitos clientes nos procuram porque usaram álcool e vinagre e acabaram queimando a fibra do tapete”, relata Rosivaldo.
Manchas
Manchas de vinho, gordura e alimentos em geral são muito comuns em carpetes. Segundo Rosivaldo, o ideal nessas situações é absorver o máximo da substância o mais rápido possível. Ele aconselha utilizar um pano ou papel absorvente assim que ocorrer o acidente, porque, à medida que o tempo passa, a mancha penetra e fica mais difícil de retirar.
“Nem toda mancha é possível de tirar, depende do que causou. Gorduras, sangue e tinta são os mais difíceis”, revela.
Abilio argumenta que, se a mancha for pequena, a pessoa pode esfregar diretamente com a mão com produto de limpeza multiuso. “Nunca encharcado e sempre em locais pequenos para limpar direto o ponto em que caiu algo. Não pode ser em área grande. Nesse caso, o ideal é chamar limpeza profissional”, afirma.
Se ocorrer de chiclete mastigado grudar no carpete, a orientação é retirar o excesso manualmente o mais breve possível. Abílio ensina que passar gelo em cima da goma de mascar a endurece, assim, fica mais fácil retirar os resíduos com espátula ou faca sem ponta.
Produtos
O Metropóles separou os principais produtos utilizados durante o processo de limpeza do carpete. Em tempos de quarentena social, todos estão disponíveis on-line, sem precisar sair de casa.
Confira: