Dieta da Gisele: tomar água com limão em jejum emagrece? Descubra
Gisele Bündchen tem compartilhado mais detalhes sobre seus hábitos saudáveis; um deles é tomar água com limão em jejum, pela manhã
atualizado
Compartilhar notícia
Gisele Bündchen tem compartilhado mais detalhes sobre seus hábitos saudáveis. Para divulgar o seu aprendizado e sua jornada em busca de uma vida mais equilibrada, a modelo escreveu o livro Nutrir: receitas simples para corpo e alma.
A obra não foi baseada em uma dieta específica, mas em como a forma como ela se alimenta repercute positivamente em seu organismo, levando a maior sensação de plenitude e bem-estar. As receitas têm como base produtos orgânicos, já que ela confessou priorizar uma alimentação mais natural possível.
Hábitos como acordar às 5h, passear os seus pets, meditar diariamente, estudar cristais e astrologia também fazem parte da rotina da übermodel, que confessa ser bastante disciplinada.
Dentro desses hábitos saudáveis, um chamou a atenção: água com limão em jejum. Assim que acorda, a modelo aposta em um copo de água morna com limão espremido. Para ela, a bebida equilibra os níveis alcalinos do corpo e também coloca o sistema digestivo para trabalhar a todo vapor.
A alegação deixa dúvidas para muita gente, principalmente quem toma visando o emagrecimento. Seria essa famosa mistura uma estratégia válida para a saúde e a perda de peso? Acredita-se que a combinação também ajuda na digestão, na desintoxicação e na limpeza do fígado.
A ciência, por sua vez, já desmistificou a questão.
Apesar do ritual ter repercutido no mundo das celebs, é preciso cautela antes de sair adotando, principalmente às expectativas que se cria em relação a ele. Podem existir malefícios consideráveis por trás dessa ingestão, principalmente por se tratar de uma fruta ácida logo pela manhã.
A longo prazo, pode haver perda do esmalte do dente, além de agravar a sensação de refluxo.
A bebida não tem o poder de “limpar” o fígado, tampouco apresenta resultados em seu “papel” de auxiliar o sistema digestivo. Pelo menos, não existe nenhuma evidência médica ou prova científica que sustente tais alegações.
Já no que diz respeito à melhora da digestibilidade, também não há evidências que comprovem esse benefícios.
A única vantagem para o organismo que podemos realmente esperar é a reposição de líquidos, algo necessário para manter o corpo hidratado.
Por fim, para quem ingere água com limão e acredita estar mais próximo ao emagrecimento devido a isso, infelizmente não está. O emagrecimento é um processo complexo e é definido, primeiramente, pelo déficit calórico. De nada adianta ingerir a bebida pela manhã e sair por ai comendo o que bem desejar. Mesmo com a dieta em dia, atrelar a perda de peso a um simples copo de água com limão seria superestimar demais esse “combo”.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica