Descubra suplemento natural com mais ferro e proteína que a carne
Além dos minerais, como zinco, ferro e iodo, esse suplemento oferta um valor significativo de antioxidantes e possui um baixo teor calórico
atualizado
Compartilhar notícia
Existe uma microalga amplamente consumida como suplemento que chama atenção pelo valor nutricional. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, existe um alimento que alcança um teor de proteínas mais alto do que a carne: a spirulina.
Ela possui 57 gramas de proteína, superando até a famosa proteína animal, que contém geralmente cerca de 26 gramas por cada 100 gramas. A spirulina é muito utilizada como suplemento, podendo ser adicionada às saladas, shakes, sucos, frutas, entre outros. Essa alga não deixa nada a desejar, pois contém ingrediente ativo que pode compensar até mesmo deficiências nutricionais como a anemia.
No que diz respeito às propriedades, ela conta com minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, zinco, selênio, manganês e iodo. Por se tratar de uma alga, é natural que ela oferte um valor significativo de antioxidantes também, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce e contribuem para a saúde da pele e até no aumento da imunidade.
Dentre os aminoácidos presentes nela, o triptofano se destaca já que está relacionado ao sistema nervoso, ao relaxamento e ao sono. Todas essas vantagens ainda são somadas ao diferencial do baixo teor calórico da substância, que também não é de se ignorar.
Contudo, como nem tudo são flores, existem algumas contraindicações que devem ser consideradas. Devido ao alto teor de iodo, o consumo excessivo pode resultar em alterações na tireoide. Além disso, também existe risco relacionado ao arsênico, um elemento tóxico normalmente presente em alguns mares e lagos, que acaba sendo absorvido pelas algas.
É válido frisar que a spirulina não deve substituir nenhum outro alimento e, antes de acrescentar à dieta, o ideal é buscar orientações de um especialista.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica