metropoles.com

Saiba qual a quantidade de proteína que deve ser consumida todo dia

A proteína é um dos nutrientes mais importantes do nosso corpo. Saiba quanto consumir por dia para manter o corpo ativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
diferentes fontes de proteínas
1 de 1 diferentes fontes de proteínas - Foto: Getty Images

A proteína está entre os macronutrientes mais importantes do nosso corpo, principalmente, entre pessoas ativas. Se pensarmos no organismo humano como um canteiro de obras, esse nutriente é a força de trabalho necessária para manter tudo em ordem e em andamento. 

 

A ingestão insuficiente de proteína por dia e em geral pode levar a uma série de prejuízos, como perda muscular, cabelos e unhas fracos, problemas imunológicos e até impedir bons resultados na academia.

“O corpo só pode usar 15 a 25 gramas de proteína por vez para construir músculos. O resto é decomposto e usado como combustível ou armazenado como gordura”, explica o nutricionista Alex Caspero ao portal Shape. 

Logo, acertar a quantidade do macronutriente é importante. Contudo, tal consumo vai depender e variar muito de acordo com cada organismo e cada rotina.

diferentes fontes de proteína
Tanto o exagero quanto a insuficiência de proteínas no organismo podem ser prejudiciais

De acordo com a Ingestão Dietética de Referência (DRI), do National Institutes of Health, a quantidade necessária para o funcionamento adequado do corpo é de 0,36 gramas de proteína por dia para cada quilo que pesa. No entanto, essa seria uma medida que apenas evita uma deficiência de proteína, representando a necessidade mínima. Ela não é a ideal, principalmente, para reparação e crescimento muscular, redução do risco de lesões ou sensação de saciedade por mais tempo. 

Sendo assim, para saber quanto do nutriente você deve consumir por dia, além da ajuda e do acompanhamento de um profissional, você deve responder quem é você. De modo geral, quanto mais você se movimenta, mais proteína você precisa. “Quanto menos desgaste você causar em seu corpo, menos reparos haverá para fazer”, afirmou, também ao portal Shape, a nutricionista  Cynthia Sass.

A idade também vai influenciar na conta. Pesquisas sugerem, por exemplo, que, à medida que o indivíduo envelhece, o corpo funciona melhor com maiores quantidades de proteína.  

Proteínas em números

Falando numericamente, a nutricionista Cynthia Sass pontua que, se a pessoa tiver como hábito a prática de exercícios de maneira continuada e forte, ela deve consumir entre 0,75 e 1 grama  de proteína por quilo de peso corporal saudável.

Por outro lado, se for uma pessoa pouco ativa ou sedentária, essa medida deve ser de cerca de 0,5 gramas de proteína por quilo de peso corporal saudável, observa Molly Kimball, nutricionista da Ochsner Health em Nova Orleans.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?