Descubra 8 alimentos ricos em vitamina D para colocar na dieta
Salmão, atum e leite integral são alguns tipos de alimentos ricos em vitamina D para você incluir em seu plano alimentar
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo apresenta deficiência ou níveis insuficientes de vitamina D.
Aliás, apesar de ser conhecida como uma vitamina, ela pode ser considerada um hormônio esteroide, cuja principal função é a regulação do metabolismo ósseo.
A partir disso, já dá para ter uma ideia da importância do nutriente à saúde. Ele auxilia, inclusive, na absorção do cálcio no intestino, tendo sua falta associada à osteoporose e fraturas ósseas, principalmente em quem enfrenta o período pós-menopausa e em pessoas da terceira idade.
A deficiência de vitamina D pode gerar sintomas como fraqueza muscular e fadiga; dor nos ossos e articulações; queda da imunidade; infecções respiratórias recorrentes; alterações de humor e depressão, problemas de crescimento em crianças e outros.
Para evitar o quadro, exponha-se ao sol, uma vez que a principal causa da falta de vitamina é não ter esse hábito. Além disso, mantenha uma alimentação saudável.
O que por na dieta?
Já na alimentação, vale consumir alguns alimentos específicos para garantir o aporte necessário. Tome nota!
- Gema do ovo;
- Atum;
- Salmão;
- Bife de fígado;
- Tilápia;
- Leite integral;
- Cogumelo shitake;
- Iogurtes.
Considerando os exemplos, indivíduos que adotam uma dieta vegana devem redobrar a atenção quanto ao consumo do nutriente.
Lembrando que, por se tratar de uma vitamina lipossolúvel, ingeri-la junto a uma fonte de gordura irá ajudar na absorção.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica