Descubra 4 sucos que ajudam a reduzir o colesterol e a emagrecer
O LDL, o “colesterol ruim”, está associado ao risco de doenças coronarianas e deve ser prontamente monitorado
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol cumpre função positiva no organismo; entretanto, quando em níveis excessivos, o impacto é justamente o contrário. O LDL, conhecido como “colesterol ruim“, está associado ao risco de doenças coronarianas e, por isso, deve ser prontamente monitorado.
Entre os fatores que mais contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares, o colesterol alto chama a atenção. No Brasil, quatro entre 10 pessoas adultas possuem um nível alterado de colesterol.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia acrescentou que os dados são preocupantes e já superaram os números dos Estados Unidos. Um dos maiores perigos da doença são sintomas silenciosos; logo, manter a atividade física em dia e os bons hábitos alimentares é uma recomendação mais que válida.
Para reduzir os níveis de LDL, medicação do grupo das estatinas podem ser recomendados pelo médico(a), mas a reeducação alimentar não pode ser ignorada. Reduzir o consumo de gorduras saturadas trans, carnes vermelhas e alimentos industrializados são medidas de suma importância.
Já para tirar proveito dos benefícios, alguns sucos podem ser uma mão na roda contra a condição. Veja, abaixo, quatro deles:
Suco de maçã
Famosa fruta no controle do colesterol, a maçã contém ácido acético, substância efetiva no controle da doença. Também contém fibras solúveis, como a pectina, que ajuda a reduzir o LDL.
Suco de mirtilo
A fruta roxa contém um composto conhecido como antocianinas, potente antioxidante
com efeitos positivos à saúde cardíaca.
Suco de beterraba
Além de ser aliado à redução da pressão arterial, alguns estudos correlacionaram o vegetal à redução dos níveis do colesterol ruim.
Suco de vegetais verdes
A combinação de vegetais verde-escuros nunca sai de moda e, se você tem dificuldade em consumir salada, pode ser uma alternativa paliativa. Espinafre, couve, aipo e hortelã fornecem nutrientes valiosos, como antioxidantes, que beneficiam a saúde cardíaca.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica