Vaso em formato de animal “bebe” água e rega as plantas sozinho
Novidade é capaz de regar a planta sem deixar a terra seca ou enxarcada. Além de funcional, o item fica um charme na decoração
atualizado
Compartilhar notícia
Adora plantas, mas costuma esquecer de regá-las, ou já perdeu algumas pelo excesso de água? Uma empresa britânica criou um vaso capaz de resolver o problema.
Feito de cerâmica e em formato de animais, o utensílio possui uma língua feita de esponja capaz de transportar a água da pequena tigela que o acompanha para a terra.
E mais: ele faz isso apenas quando a planta de fato necessita, evitando que a terra fique encharcada, o que costuma apodrecer a raiz e atrair fungos.
Isso acontece com base na capilaridade, propriedade física que os fluidos têm de subir através de corpos porosos e no equilíbrio osmótico, no qual há distribuição uniforme da água em compartimentos diferentes, separados por uma membrana semipermeável.
Dessa forma, se a terra estiver úmida, a água não será absorvida da tigela, e se estiver seca, mais líquido será transportado do recipiente para o vaso. Depois, é só adicionar mais água. Caso a planta fique muito grande, é possível transplantá-la e semear a terra novamente.
Além de ser uma solução para manter as plantas vivas e hidratadas adequadamente, o item também é ótimo para quem vai viajar.
Os vasos de cerâmica estão disponíveis na versão de quatro animais fofos – cachorro, gato, sapo e urso panda – e também de dinossauros, nas cores vermelha, verde e laranja, pelo equivalente a R$ 92, no site da Amazon.
O modelo de sapinho é uma fofura. Compre clicando aqui!
Não esqueça de se proteger da dengue!
Vale lembrar que água parada favorece a reprodução do mosquito Aedes Aegipt, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Para evitar que suas plantas virem foco do mosquito, basta dissolver uma colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água e usar a solução para a rega.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor), a mistura não faz mal às plantas e evitará o desenvolvimento da larva do mosquito.