Vale o garimpo! Cinco endereços para quem curte decoração em Milão
Apaixonada pela metrópole italiana, a empresária Ivana Valença destaca lojas e galerias que merecem a visita
atualizado
Compartilhar notícia
Decorar uma casa é como montar um quebra-cabeça. Por mais diferentes que as peças possam ser, elas devem combinar entre si para formar a harmonia perfeita. Nada melhor do que elevar o nível do jogo acrescentando itens adquiridos em viagens. Cada fragmento carregado de lembranças torna ainda mais prazerosa a brincadeira de mobiliar.
Quem conhece bem as regras e dedica parte do roteiro turístico para compra de produtos é Ivana Valença, diretora de marketing do CasaPark. A goiana radicada em Brasília, além de especialista em decor e fomentadora de cultura, exerce muito bem o papel de viajante. O destino apontado por ela como o melhor para o garimpo de mobiliário é Milão, na Itália.
A cidade, conhecida como capital mundial do design, é repleta de feiras e eventos que circundam a temática. É endereço, também, de algumas das melhores galerias e antiquários da Europa. “Viajo para lá ao menos uma vez por ano. Participo do Salão Internacional do Móvel, que acontece sempre em abril, e aproveito para dar um giro pela cidade”, conta Ivana. Entre as idas à mostra, ela pesquisa tendências e busca fontes de inspiração nos bairros hypados.
A pedido do Metrópoles, a habitué selecionou cinco paradas milanesas obrigatórias para quem flerta com o universo da decor. E não há dúvidas: os artigos valem o excesso de bagagem na volta ao Brasil. Confira e buona passeggiata:
Nilufar – Via della Spiga, 32 ou Viale Vincenzo Lancetti, 34
“A Nilufar oferece peças selecionadíssimas. Vende, inclusive, o que há de melhor no design brasileiro”, aponta. Considerada uma das galerias mais prestigiadas do continente europeu, ela foi fundada no fim dos anos 1990 pela iraniana Nina Yashar.
Por lá, é possível encontrar de poltronas estonteantes a luminárias improváveis. A ausência dos preços no site da marca indica que os valores são compatíveis com as obras, nada modestas. É ideal para quem tem um poder aquisitivo elevado e está em busca de um móvel de efeito. Se você não se enquadra no perfil, o passeio pelo espaço vale mesmo assim. Admirar as peças é agregador e não pesa no bolso.
Six Gallery – Via Scaldasole, 7
“Fora as peças, o Six Gallery atrai por ter um restaurante muito bom”, indica. Inaugurado em 2017, o point é comandado por seis sócios e foi criado com o objetivo de reunir “realidades distintas e complementares, unidas pela criatividade e a busca da excelência”. É composto por uma galeria, um bistrô e uma floricultura.
A ala dedicada à arte mistura obras de nomes conceituados com criações de anônimos. É um local inesperado e sofisticado, que respeita o espírito da cidade. Dedicado à culinária italiana, o restaurante também é uma boa pedida. Antes de ir, porém, faça reserva. O local é requisitado e possui poucas mesas. Já o estúdio de flores é um charme à parte.
BDDW – Via Santa Marta, 19
“A BDDW é uma loja que vende mobiliário norte-americano. O dono, Tyler Hays, desenha todos os móveis e tem uma equipe de profissionais responsável pela fabricação”, diz. A empresa é focada em objetos atemporais. Além do mobiliário em madeira, destacam-se os itens feitos em cerâmica.
Há 25 anos no mercado, a marca de luxo é conhecida internacionalmente. A sede fica em Nova York, mas a unidade italiana – aberta em 2014 – é tão encantadora quanto.
Spazio Rossana Orlandi – Via Matteo Bandello, 14/16
“O espaço valoriza o trabalho de novos designers, que a própria Rossana Orlandi apadrinha e ajuda a entrar no mercado. Eu, particularmente, acho muito legal”, declara. Concebido em 2002, o projeto de uma das mais famosas galeristas e caçadoras de talentos de Milão é uma ode ao design.
O local funciona em uma antiga fábrica de gravatas e engloba showroom, lojas, escritórios e um pátio central para eventos. Flores e plantas tornam a galeria ainda mais especial.
Ceresio – Via Ceresio, 7
Por último, Ivana destaca uma proposta diferente das demais. “O Ceresio é um rooftop que eu amo, muito bacana e bem decorado. Sempre vou quando estou em Milão”, afirma. Apesar de não ter peças à venda, ela garante que o local inspira design.
Cotado como um dos melhores rooftops da metrópole, ele possui decoração contemporânea e bangalôs à beira da piscina. Tem vista paradisíaca da cidade e fica aberto sem interrupção entre o almoço e o jantar. O bar conta com drinques autorais e o menu é centrado em pratos italianos clássicos, mas com um leve toque modernista. Segundo sites de turismo, a média de preço por casal é de € 140, aproximadamente R$ 640.