Uso de capachos deve ser evitado na quarentena. Saiba o porquê
A necessidade de tapetes internos também deve ser repensada
atualizado
Compartilhar notícia
Práticas nunca antes questionadas, como limpar as solas dos sapatos no capacho antes de entrar em casa, podem representar um risco invisível à saúde em tempos de Covid-19.
O aparentemente inofensivo tapete de porta, por ser mais difícil de higienizar do que o piso, favorece a propagação do coronavírus e, por isso, deve ser evitado durante a quarentena.
“Se tem o hábito de usar o sapato dentro de casa, os tapetes internos também devem ser eliminados, principalmente se você não tem o costume de lavá-los com frequência”, revelou o infectologista Mateus Westin em entrevista à revista Casa e Jardim.
“Obviamente, essa medida não substitui lavar sempre que possível as mãos. Mas como não conseguimos mantê-las sempre limpas, nem fazer um isolamento absoluto, devemos, sim, nos ater à higienização dos tapetes, das roupas que usamos na rua e embalagens que entram em casa”, acrescentou o médico.
Para quem não abre mão do capacho, o ideal é ter modelos laváveis em máquina ou em EVA, que podem ser limpos facilmente com pano úmido e água sanitária.