Urban jungle: café no Guará promove curso de jardinagem básica
Acervo Café lança primeira edição de curso de jardinagem para iniciantes este sábado (13/07). Apenas 15 vagas estão disponíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Urban jungle (ou floresta urbana, em tradução literal) virou termo frequente quando o assunto é decoração. Vale lembrar, por exemplo, que a temática pautou a última edição da CasaCor Brasília, que seguiu o lema “Casa Viva”. Agora, a relação com as plantas ganha um novo patamar. Mais que item decorativo, samambaias, suculentas e outras espécies assumem um papel quase afetivo dentro das residências.
De olho nessa tendência, o Acervo Café, no Guará, realiza no próximo sábado (13/07/2019) o primeiro workshop de Jardinagem Básica. O curso é voltado para iniciantes e abordará temas como biomas, substratos, vasos, podas, adubação, combate às pragas e outras informações úteis a quem quer aprender a cuidar do próprio jardim.
A aula será ministrada pelo plant designer Octávio Meireles, à frente da loja Plantestilo. O espaço é uma referência em Brasília. “Fomos reconhecidos pelo escritores do Urban Jungle, livro de design de plantas mais consumido do mundo”, orgulha-se.
“As plantas deixaram de ser secundárias na decoração e passaram a ser protagonistas. As pessoas começaram a tratá-las como algo ‘de estimação’, e é esse conceito que queremos trazer. Ver a planta como um ser vivo, que será tratado com carinho, e não algo descartável”, emenda o profissional, que também estará em dois ambientes da CasaCor 2019.
Ao final, um coffee break será servido aos alunos. Eles também poderão levar para casa o resultado do trabalho confeccionado durante o curso. No entanto, é bom se apressar. Para a primeira turma, foram abertas apenas 15 vagas.
A “louca” das plantas
Administrar a própria floresta urbana parece ser tendência longe de um fim definido. Em São Paulo, por exemplo, já são comuns as casas especializadas no ensino de jardinagem.
Em cafés, lojas de botânica ou floriculturas, as aulas colocam o público em contato com um cenário diferente do habitual. Endereços como a Escola de Botânica e FLO Atelier Botânico confirmam a teoria que pôr a mão na terra é a terapia do momento. Diversos estudos, aliás, já comprovaram que cuidar de plantas pode ser benéfico à saúde mental.
É uma nova maneira de enxergar o paisagismo, aproximando-o do consumidor. A tevê, certa de que há procura, aderiu ao modismo. Nomes como a jornalista Carol Costa são cada vez mais frequentes no entretenimento. Disponível no GNT Play, o programa A Louca das Plantas desmistifica a jardinagem e comprova que ela é acessível para todos, independente do tipo de moradia ou de estilo de vida. A atração fez tanto sucesso que virou livro.
Serviço:
Aula de jardinagem básica
Sábado (13/07/2019), às 14h, no Acervo Café (QE 40, Lote 8, Guará II)
Inscrições a R$ 378, disponíveis neste link