Trabalho artesanal ganha espaço na decoração brasiliense
Artesãos de empresa mineira têm suas peças à venda agora no DF. São cadeiras, poltronas, mesinhas feitas com tramas, cordas marítimas, fibras manipuladas
atualizado
Compartilhar notícia
Tramas, cordas marítimas, fibras manipuladas por artesãos. Materiais muitas vezes inusitados. Junte tudo isso e você terá peças bacanérrimas para embelezar vários ambientes internos e externos de sua casa. Não é um trabalho simples, é uma arte e exige muito talento.
Talento este que o artesão Robson Rodrigues da Silva, de 36 anos, tem de sobra. Ele trabalha há 12 na empresa Patio Brasil, uma empresa mineirinha de móveis e que conta com fábrica na cidade de Uberaba (MG). Pois bem, os trabalhos de Silva e companhia acabam de desembarcar em Brasília.
Tudo é feito à mão e por artesãos treinados pela própria empresa, que realizam todo o processo de produção: desde as pequenas tranças e tramas até o revestimento final. A elaboração das peças é feita com muito zelo, resultando em móveis elegantes que podem decorar diversos ambientes da casa – da cozinha ao jardim.
“Muita gente ainda desconhece o fato de as tramas serem realizadas por nós, acham que são feitas por máquinas. Quando conhecem o trabalho, ficam impressionadas. Gosto muito do que faço, é uma prática linda e que deixa tudo muito bem feito”, conta Robson, que hoje trabalha com junco na Patio Brasil.
Na companhia, desde a diretora até quem cria as obras, valoriza-se a beleza e harmonia do produto final. “O trabalho manual envolve o profissional no resultado visual geral do produto, o que gera uma peça única, exclusiva e perfeita, possível somente com o envolvimento e criação humana”, garante a sócia-diretora Cristina Brasil.
De Minas para Brasília
A Patio Brasil inaugurou sua loja brasiliense no dia 22 de outubro, no Edifício Vitrine (QI 21, Lago Sul). Os preços dos produtos começam em R$ 820 e só são fornecidos sob consulta. Informações no site da companhia.