Tchau, cheirinho de cocô: 7 plantas para banheiro que purificam o ar
As plantas da lista ajudam a deixar o cômodo mais perfumado e aconchegante. Invista!
atualizado
Compartilhar notícia
Ter plantas em casa faz toda a diferença na decoração, principalmente em áreas internas, a exemplo do banheiro. Apesar de ser um cômodo que costuma ter pouca luz e muita umidade, adicionar um toque de verde no ambiente pode deixá-lo ainda mais aconchegante.
“Alguns tipos de plantas, quando estrategicamente posicionadas, como perto do chuveiro ou da banheira, exalam aromas ao entrar em contato com o vapor, promovendo efeitos relaxantes”, explicou a arquiteta e paisagista da PB Arquitetura, Priscila Tressino, à Casa e Jardim.
A seguir, confira sete espécies de plantas para banheiro que trazem mais frescor ao ambiente, segundo apuração da revista:
1. Bambu-da-sorte
No universo mítico, o bambu-da-sorte é considerado uma ótima planta para atrair sorte e afastar energias negativas. Seja qual for o espaço, a espécie aprecia uma boa sombra e luz indireta. “Pode ser cultivada na água, em vasos, ou diretamente na terra. Lembre-se de regar ou trocar a água com frequência”, ressaltou Priscila.
2. Zamioculca
Versátil e fácil de cuidar, a zamioculca é conhecida como uma planta que atrai boas energias. De acordo com a paisagista Clariça Lima, a espécie é indicada para o banheiro em razão da boa adaptação em ambientes com pouca iluminação.
3. Orquídeas
As orquídeas são espécies queridinhas pelos brasileiros por serem belas e únicas. Em vasos, elas são ótimas para serem colocadas em banheiros. “Regue-as de duas a três vezes por semana e as mantenha em locais com iluminação solar indireta”, orientou a arquiteta e paisagista Priscila.
4. Espada-de-são-jorge
A espada-de-são-jorge melhora a qualidade do ar e pode ser cultivada em um canteiro interno, a exemplo do lavatório. Segundo especialistas, a planta gosta de meia-sombra e não tolera água em excesso. O ideal é regá-la uma vez por semana para manter a espécie saudável.
5. Babosa
A babosa é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais. A paisagista Clariça indica usar a espécie no banheiro em vasos ou como arranjos escultóricos.
6. Lírio-da-paz
Delicado e com um formato único, o lírio-da-paz é uma planta que se adapta bem em qualquer ambiente. Apesar do fácil cultivo, a espécie não precisa de solo encharcado.
7. Jiboia
De acordo com a arquiteta e paisagista Priscila, a jibóia consegue se adaptar bem a ambientes internos, necessitando de regas duas vezes por semana. A espécie ainda promove um estilo moderno e descolado em janelas ou em cima de prateleiras.