metropoles.com

Tapetes na decoração: Luciana Carminati dá dicas para não errar na escolha

Especialista no assunto, a empresária conta como aproveitar melhor o objeto de decoração que ganhou destaque durante a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Tapetes na decoração: Luciana Carminati dá dicas para não errar na escolha
1 de 1 Tapetes na decoração: Luciana Carminati dá dicas para não errar na escolha - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Tal como uma obra de arte, os tapetes delimitam e completam ambientes elegantemente. A diversidade de matérias-primas, formatos e texturas proporciona a sensação de conforto térmico e acústico ao espaço em que o item de décor é inserido. O objeto se torna ainda mais especial quando produzido de modo personalizado, seguindo os desejos e as particularidades do cliente.

Inaugurada em 2009, a Carminati Tapetes oferece variações exclusivas do artigo decorativo. À frente do empreendimento, a empresária Luciana Carminati escolheu atuar no ramo têxtil por sentir falta de um empreendimento especializado na área em solo brasiliense.

“O tapete muda completamente a decoração. Eles vestem o local, e os móveis são valorizados. É como se unisse todos os elementos do espaço e fizesse a finalização perfeita”, acredita.

2 imagens
Ao todo, são três estoques no Brasil, sendo um na capital e os outros em São Paulo e no Rio de Janeiro
1 de 2

A empresária apostou na venda on-line por causa da pandemia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
2 de 2

Ao todo, são três estoques no Brasil, sendo um na capital e os outros em São Paulo e no Rio de Janeiro

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

O serviço diferenciado da empresa permite, por exemplo, uma experiência prévia de como é ter o artigo em casa, com a demonstração presencial dos modelos que o arquiteto e comprador têm em mente.

“Além do visual, que de fato é o mais importante, há toda uma especialidade por trás dessa escolha. Sabemos indicar o melhor tamanho, modelo e matéria-prima, sempre com foco na durabilidade do tapete”, salienta.

São mais de 100 modelos em estoque, com diversos tipos, formatos, tamanhos, cores e texturas. A maior parte da oferta – 90%  – é de fabricação internacional, enquanto o restante é produzido em solo brasileiro. Por causa da variedade, a empresária prefere não fazer limitações, mas explica que há materiais que se encaixam melhor em determinados ambientes.

Ao Metrópoles, ela explicou as características dos principais tecidos, a fim de te ajudar na escolha.

Confira!

Algodão
O material é indicado para quartos de crianças, banheiros e lavabos, por causa da limpeza facilitada. A higienização pode ser realizada normalmente em máquina lava-roupas.


Principal matéria-prima em tapetes orientais, a lã oferece vantagens ao consumidor por unir conforto à resistência. Não tem muito brilho, mas é extremamente macia. Ideal para salas e quartos, mas pode ser aplicada em qualquer ambiente.

Joana França
Lã é uma das matérias-primas mais pedidas nos tapetes. Aqui, em projeto da Bloco Arquitetos

PVC
Fibra sintética totalmente impermeável, o material é trançado manualmente para a formação dos tapetes. O resultado são artigos de decoração com aspecto orgânico e, ainda assim, altamente resistentes. Ótimo para toda a casa, sobretudo em cozinhas e outros locais em que há possibilidade de derramar líquidos ou presença de animais de estimação.

Corda náutica
O fio oferece ao consumidor mais resistência e durabilidade por ser impermeável. É ideal para áreas externas e movimentadas, como varandas. Ele pode ser lavado em domicílio, e apresenta menos risco de ser manchado ou danificado.

3 imagens
Trançados à mão, tapetes podem ser igualmente sofisticados e resistentes
Em casa, Luciana é adepta da fibra natural
1 de 3

Mix de fios criam um produto final resistente e elegante

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
2 de 3

Trançados à mão, tapetes podem ser igualmente sofisticados e resistentes

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
3 de 3

Em casa, Luciana é adepta da fibra natural

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Nylon
Com fabricação nacional, tapetes de nylon são ótimos para uso em ambientes corporativos e áreas externas. Além disso, por ser sintético, não favorecem a proliferação de microrganismos. Ou seja: caem como uma luva para pessoas alérgicas.

Fibras naturais
Diferentemente das sintéticas, as fibras naturais são mais macias e sensíveis ao toque, conforme explica Luciana. Em casa, a empresária adere ao material e diz que ele garante suavidade ao espaço. Outro ponto extra? Combina com todos os tipos de decoração.

Joana França
Entre os itens ofertados, 90% são de fabricação internacional e 10%, nacional. Na imagem, tapetes da empresa em projeto da Studio 2 Arquitetura

No acervo da Carminati, há produtos com mais de 50 anos de existência e que foram fabricados por tribos orientais antigas, para citar um exemplo. Esses, em especial, estão em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Por serem exclusivos e dignos de coleção, ficam em uma área reservada, a fim de evitar danos.

A solução encontrada pela equipe Carminati, em conjunto com um time de arquitetos parceiros, foi uma amostragem no qual contam com uma ajudinha da tecnologia. Por meio de projetos 3D dos tapetes, o cliente pode ver, de maneira digital, como ficará o item no espaço.

Joana França
Exemplo de amostragem digital em projeto de Carolina Nathair
Cuidados

O tempo útil de um tapete, objeto de décor que pode durar a vida toda, depende da forma de utilização e dos cuidados exercidos. No entanto, ela alerta: “Tapete é para pisar”. Para mães e pais de pet, acostumados com pequenos “acidentes” provocados pelos animais, a empresária indica uma linha de peças com matéria-prima impermeável. Elas não absorvem o xixi do bichinho e são mais fáceis de higienizar no dia a dia.

Mas, se o estrago for grande, o ideal é procurar por limpeza especializada ou seguir as instruções do fabricante. Segundo Luciana, lavar em casa sem o conhecimento necessário pode estragar o tapete permanentemente. “Não oferecemos garantia se o usuário estragar o tecido por uso indevido, mas respaldamos com indicação de bons profissionais”, elucida.

Luciana conta com uma equipe de cerca de 10 pessoas. Na foto, está acompanhada da assessora Bruna Santos
Pandemia

O valor simbólico da peça se acentuou ainda mais no contexto pandêmico, em que os olhos se voltaram para o ambiente interno, por causa da quarentena imposta pela Covid-19. Com isso, a procura por tapetes se manteve em alta – mas, desta vez, no ambiente on-line.

“Muitas pessoas sentiram falta de algo que completasse salas, quartos, cozinhas… E logo nos procuravam. O envio local ou para outros estados segue as medidas contra o novo coronavírus”, afirma. As atividades presenciais foram interrompidas em março e retornaram no início de maio. Quem desejar fazer uma visita à loja física deve estar atento aos protocolos: distanciamento e uso de máscaras de proteção.

Serviço 

Endereço: SHIS QI 21, Bl. E, loja 40, Lago Sul, Brasília – DF
Contato: 3248-7478

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?