Retorno ao artesanal é a grande tendência de décor em 2020
Metrópoles visitou a maior feira do setor na América Latina e bateu um papo com Chris Campos sobre as novidades do segmento
atualizado
Compartilhar notícia
Há alguns anos, o minimalismo vem reinando absoluto em grande parte dos projetos de designers e arquitetos mundo afora, incluindo o Brasil. A decoração escandinava, inspirada no lifestyle de países da região nórdica, é um dos grandes destaques dessa corrente que, apesar das diferenças culturais, conquistou espaço nos lares tupiniquins. No entanto, o estilo vem ganhando novos ares. Em uma curiosa mistura, agrega inspirações regionais à medida que o maximalismo se consolida como contratendência.
Essa olhar repaginado sobre o décor pode ser confirmado durante um passeio pelos corredores da ABCasa Fair, maior feira do segmento na América Latina e sétima maior do mundo, realizada na cidade de São Paulo até domingo (16/02/2019).
Nas mais de 400 lojas instaladas no local, ambientes e objetos que remetem ao artesanal e à riqueza da matéria-prima brasileira indicam mudanças significativamente para os próximos anos.
A atualização não representa, porém, a morte do designer com inspirações europeias. Segundo Chris Campos, jornalista, escritora e apresentadora especialista no tema, ele caminhará paralelo às novas tendências. “O escandinavo continua sendo objeto de desejo, mas é inatingível na vida real. Na prática, temos bicho, criança, brinquedo espalhado pela casa, bagunça…”, explica.
Em entrevista ao Metrópoles, Chris afirma que, em um futuro próximo, as casas seguirão uma linha mais livre e autoral. “A tendência é uma base. Entretanto, a melhor forma de decorar e saber o que funciona para você é observar”, sugere.
Regional e aconchegante
A arquitetura e o design, assim como a arte e a moda, costumam expressar o contexto e o sentimento da sociedade em determinado período. Na opinião da especialista, essa é uma das explicações para a mudança de postura em relação à decoração do lar.
“Vivemos tempos tão loucos no Brasil e no mundo todo que as pessoas querem se sentir abraçadas em casa. No maximalismo, há espaço para tudo: cores, fotos de família, objetos de valor afetivo, estampas e texturas que remetem a memórias”, analisa Chris.
As escolhas feitas para decorar devem, mais que nunca, contar uma história. Assim, peças feitas de fibra natural com inspirações étnicas, setentistas, com o uso do vime e que mostrem uma certa excentricidade na hora de compor ganham destaque. O toque de requinte aparece em vários elementos dourados.
Há, segundo Chris, uma mudança no conceito de conforto. “O escandinavo passou a representar algo sem sentimento ou valor afetivo. Queremos estar mais cercado de coisas, reforçar esse conceito de lar”, pondera.
Composição
Com o incremento de mais objetos aos projetos, muita gente pode se sentir perdido ao combiná-los. Uma dificuldade comum e que pode ser superada com pesquisa e observação. “O Pinterest é uma ferramenta incrível. Indico a todas as pessoas. Só aprendemos olhando e testando o que funciona no nosso contexto”, avalia.
A inspiração para construir o refúgio pessoal também pode vir de locais improváveis. “Um passeio no museu, por exemplo. Você olha as paredes, observa a disposição dos quadros e, de repente, encontra uma forma de compor objetos na parede”, exemplifica Chris.
Cores
A estética aconchegante do novo décor também será representada nas cores. Azuis e verdes foram apontados como as tonalidades do ano pelas principais marcas de tinta do mundo, incluindo a Pantone, que elegeu o Classic Blue como o tom que dominará as principais coleções de 2020.
Além dessa paleta, a decoradora revela: cores neutras e com um ar mais sofisticado seguem em alta, como o off white e o cinza. Além deles, as paletas trendy também serão coloridas com o terracota, amarelo queimado e vermelho natural.
A singularidade dos ambientes monocromáticos também aparece com mais força na decoração do cômodo. Sai de cena a combinação de cores nos armários para entrar a padronização de um tom único, mais forte e imponente. “O color block deve seguir em alta. Sugiro experimentar. Se der errado, o pior que pode acontecer é ter de pintar a parede de novo”, finaliza Chris.
A feira
A ABCasa Fair é uma feira exclusiva para lojistas. No evento, eles conhecem as novidades do mercado e passeiam pelos stands de marcas e produtos. Mesmo que não possam adquirir os itens da feira, os consumidores logo se depararão com os objetos vendidos em algum estabelecimento que costumem frequentar. Para quem não aguenta esperar, Metrópoles preparou uma seleção de itens desejo:
*A repórter viajou a convite da ABCasa Fair