metropoles.com

Renata Dutra: arquiteta adepta do essencialismo se destaca na capital

Fiel ao conceito estético apontado como “irmão” do minimalismo, a profissional coleciona clientes, como Amanda Guerra e o chef Marco Espinoz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
Brasília (DF), 14/02/2019  – Evento: Arquiteta jovial –  Local QI 15 conjunto 7 Lago Sul  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 14/02/2019 – Evento: Arquiteta jovial – Local QI 15 conjunto 7 Lago Sul Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

Renata Dutra tem ganhado visibilidade no mercado brasiliense por projetar ambientes que traduzem a essência dos donos. O dom de captar e transmitir o estilo de vida das pessoas de forma simples – e com graça – rendeu-lhe clientes ilustres, como a estilista Amanda Guerra e o chef Marco Espinoza.

Participante da CasaCor Brasília e da Mostra Artefacto, a arquiteta de 37 anos é adepta do essencialismo, conceito “irmão” do minimalismo. “Além de acreditar na premissa de que menos é mais, quem segue o movimento prioriza peças de qualidade”, declara a profissional. “Ser essencialista é optar por menos, mas pelo melhor”, afirma.

A agenda da arquiteta tem sido disputada por recém-casados e jovens empreendedores da capital. Ao Metrópoles, ela revela que aposta em cômodos limpos, mas impactantes. “Não há nada pior do que entrar em uma casa e não sentir a personalidade dos donos. Por isso, busco compreender o lifestyle dos meus clientes para criar um projeto que os represente”, conta.

Foto: JP/Metropoles
A arquiteta integra o time de profissionais da CasaCor Brasília e da Mostra Artefacto

 

Especialista em design de interiores e iluminação, a brasiliense destaca o cuidado com os detalhes como um de seus diferenciais. “Muitos indivíduos, incluindo profissionais do setor, acabam sendo levados pelo consumismo na hora de decorar um ambiente. O resultado é uma casa abarrota de peças desnecessárias. O que tento ensinar aos meus clientes é que cada item deve ter um significado. Nada deve ser comprado aleatoriamente”, diz.

Outro ponto forte de Renata é a flexibilidade em relação a orçamentos. “Arquiteto em cima do budget que recebo. Posso compor o projeto de uma kitnet por R$ 30 mil; importar móveis de designers renomados ou pesquisar produtos em e-commerces de baixo custo”, explica.

Para ilustrar o trabalho da arquiteta, o portal selecionou três projetos marcantes de sua carreira. Confira:

Ateliê dos sonhos
A especialista esteve à frente do novo espaço da Mandié, grife de Amanda Guerra. “O ambiente é contemporâneo e contextualiza o romantismo das peças em um cenário atual e moderno”, descreve.

“O local foi pensado para acolher, surpreender e divertir as mulheres durante o processo da elaboração de vestidos”, complementa. As cores predominantes são o rosa, o cinza e o cobre. O último aparece em detalhes do mobiliário, painéis nas paredes e nas araras.

Restaurante sensorial
Renata foi a idealizadora do projeto arquitetônico do restaurante oficial da CasaCor Brasília 2018. Batizado de Libertad, o gastrospot era capitaneado pelo chef Marco Espinoza, responsável também pelo menu do premiado Taypá.

“Em conjunto com o escritório de design Avocado, busquei criar uma experiência lúdica. Escolhi materiais que provocassem os sentidos e despertassem a curiosidade dos visitantes. Destaque para o piso feito com retalhos de mármore e o quadroline, um revestimento de alumínio usado da parede ao teto”, cita. Os tons predominantes foram o grafite e o verde.

4 imagens
As cores predominantes foram o grafite e o verde
Espaço foi pensado para ser lúdico e sensorial
A conexão de diferentes materiais e estilos cria uma atmosfera descontraída e elegante
1 de 4

Ambiente foi orquestrado em parceria com a Avocado Design

2 de 4

As cores predominantes foram o grafite e o verde

Foto: Edgar Cesar
3 de 4

Espaço foi pensado para ser lúdico e sensorial

Foto: Edgar Cesar
4 de 4

A conexão de diferentes materiais e estilos cria uma atmosfera descontraída e elegante

Foto: Edgar Cesar

Digna de editorial
A profissional criou a área interna de uma casa projetada por Denise Zuba no Lago Sul. Lar de um casal e um recém-nascido, a residência é digna de editorial.

“A ideia foi unir peças ricas em memória afetiva e itens imponentes de colecionador. O resultado é um conjunto de cômodos cheios de história, que transitam pelos estilos clássico e contemporâneo”, analisa. O ponto de cor é dado pelo sofá central, revestido por um tecido de camurça roxo.

4 imagens
Ambientes unem os estilos clássico e contemporâneo
"Espaço limpo, mas impactante", descreve a arquiteta
Versátil, Renata é capaz de dar um toque de modernidade até a um quarto de bebê
1 de 4

O sofá de camurça divide o protagonismo da sala de estar com o quadro da artista Adriana Duque

Foto: JP/Metropoles
2 de 4

Ambientes unem os estilos clássico e contemporâneo

Foto: JP/Metropoles
3 de 4

"Espaço limpo, mas impactante", descreve a arquiteta

Foto: JP/Metropoles
4 de 4

Versátil, Renata é capaz de dar um toque de modernidade até a um quarto de bebê

Foto: Cortesia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?