“Queríamos suprir necessidades práticas e ampliar o espaço. Na planta original, a cozinha era separada da sala por uma bancada. Decidimos tirá-la para integrar os cômodos”, explica o arquiteto Eder Alencar, da Arqbr, responsável pela reforma do imóvel. Para otimizar todos os cantinhos do apartamento, ele apostou em uma marcenaria inteligente.
O arquiteto afirma ter desenhado grande parte dos móveis para garantir o encaixe perfeito de armários, bancadas e estantes. Tudo com linhas limpas e retas e executado em madeiras claras. “A marcenaria é responsável por definir os espaços e criar compartimentos para que os moradores possam guardar seus objetos, livros e roupas. O projeto segue uma linha minimalista muito por conta do próprio mobiliário, feito para esconder as coisas. A ideia é tornar o espaço o mais limpo e clean possível”, conta Eder.
7 imagens
1 de 7
A bancada que separava a cozinha da sala foi derrubada em prol de uma circulação mais fluida. A mesa redonda dá mais flexibilidade ao dia a dia
Arqbr/Divulgação
2 de 7
O painel de azulejos e o mobiliário de cor diferente delimitam a cozinha
Arqbr/Divulgação
3 de 7
A luz natural é grande parte do projeto. Aqui, a televisão divide espaço com a janela para aproveitar cada cantinho
Arqbr/Divulgação
4 de 7
O corredor que separa a sala do banheiro e do quarto também foi preenchido por armários e portas
Arqbr/Divulgação
5 de 7
Atrás de uma das portas fica escondido o banheiro
Arqbr/Divulgação
6 de 7
O projeto levou o espaço de trabalho e estudo para o quarto, onde a luz natural é mais intensa
Arqbr/Divulgação
7 de 7
O apartamento só tem um quarto e foi pensado para um casal jovem. O projeto minimalista organiza a bagunça
Arqbr/Divulgação
O resultado foi uma casa simples, mas funcional. Os armários permitem que se esconda toda a bagunça atrás das portas, e o tom claro do mobiliário ajuda a dar amplitude ao espaço. Os pontos de cor ficam por conta do sofá roxo e do painel de azulejos na cozinha. Um apartamento moderno para um casal começando a vida.