Prepare as paredes: empresas lançam cores de 2020 para decoração
Azul navy e verde clarinho são apostas das marcas de tinta para atualizar a casa com as últimas tendências
atualizado
Compartilhar notícia
Ano novo, vida nova, certo? Pelo menos na decoração, a virada da década pode ser a oportunidade perfeita para quem quer renovar o lar. Todo final de ano, as empresas de tinta fazem uma leitura das tendências mundiais e definem a cor que você vai amar no próximo ano. Em 2020, de acordo com a Sherwin Williams e a AkzoNobel, as paredes de azul navy ou verde menta bem clarinho serão unanimidade no décor.
Segundo Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor&Design da Sherwin-Williams, o uso da cor no design de interiores vem se transformando e, hoje, não é só estético.
“É como você se sente no espaço. As pessoas querem se sentir seguras e inspiradas na busca do seu bem-estar mental, físico e emocional”, explica.
Para a empresa, a cor do ano é o azul naval, referência ao céu noturno e um lembrete para viver a vida de maneira mais consciente, em um equilíbrio de calma e ousadia. O apogeu do Art Deco também inspira a escolha da cor, que funciona bem com acabamentos mais luxuosos para uma decoração de personalidade.
“A próxima década aponta para cores mais ousadas. Este ano, vimos o retorno dos anos 1970 e, em 2020, acreditamos que a energia vibrante e o design luxuoso dos speakeasies retornará. Naval une o desejo de cores elegantes e inspiradoras com nossa vontade de relaxar e desconectar. Nos próximos 10 anos, continuaremos a nos afastar dos neutros onipresentes e o design parecerá mais pessoal novamente”, conta a especialista.
O estudo ColourFutures 2020, da AkzoNobel segue pelo mesmo caminho de uma vida em busca de sentido e com mais humanidade, mas aposta em um tom de verde mais neutro chamado Praça no Inverno. A cor transmite calma, e seria versátil para tornar a casa personalizada.
“Buscamos espaços onde podemos contemplar nosso futuro, considerar nosso propósito no mundo, locais onde nos conectamos com amigos, família, nosso meio e a natureza. Onde possamos nos expressar e ser nós mesmos”, conta Fernanda Figueiredo, gerente de cores e comunicação de marca da área de Tintas Decorativas da AkzoNobel na America do Sul. “A cor do ano captura o questionamento de 2020 do que nos faz humanos, o mote desse ano e o estudo buscou as cores para valorizar essas qualidades, as quais precisaremos na nova década em que estamos entrando”, completa.