metropoles.com

NASA diz quais as 10 melhores plantas para purificarem o ar da casa

Segundo estudo recente feito pela NASA, existem plantas e flores que melhoram a qualidade do sono, o dia a dia cotiano e purificam o ar da casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Projeto Habitismo
capa projeto habitismo
1 de 1 capa projeto habitismo - Foto: Reprodução/Projeto Habitismo

Um estudo, que teve início nos anos 1980 pela NASA, afirma que algumas espécies de plantas são capazes de filtrar os poluentes causados por produtos químicos tóxicos e compostos orgânicos voláteis do ar, gerando um oxigênio mais “limpo” e ajudando até na umidade.

O jornal americano da Sociedade de Agronomia provou que o estudo é uma realidade. A pesquisa afirma ainda que as pessoas gastam usualmente 80% do seu tempo dentro de casa ou de um escritório, portanto eliminar os componentes da poluição atmosférica deveria ser uma prioridade. O estudo mostra que certas plantas são eficazes na remoção do benzeno, amoníaco, formaldeído, tricloroetileno e xileno, e podem ter efeitos benéficos na saúde, ajudando as pessoas a não terem dores de cabeça e irritação nos olhos, por exemplo.

“Como cada planta tem seu potencial, é bom ter variedade, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”, afirma Bill Wolverton, diretor da ONG Wolverton Environmental Services.

Aloe Vera ou Babosa

Revista Neurociência
Mais conhecida como Babosa, a Aloe Vera é frequentemente usada para curar feridas e queimaduras. A planta ajuda na limpeza de poluentes encontrados em produtos químicos de limpeza e tintas, como o formaldeído e benzeno. Quando na presença de um ar demasiadamente intoxicado, as folhas apresentam manchas marrons.

 

Gerbera

PRO FLOWERS
É eficaz na remoção de tricloroetileno. É também boa para filtrar o benzeno que vem em tintas. Pode ser colocada na lavanderia, sala ou quarto – mas é preciso deixar na luz solar diretamente.

 

Espada de São Jorge

BLOG PLANTEI
É eficiente na absorção de dióxido de carbono. Um bom local para deixá-la é no banheiro.

 

Samambaia

ELO7
Funciona como um verdadeiro umidificador natural, melhorando as condições de ar dentro de casa. E por conta dessa liberação de umidade, a planta remove poluentes como benzeno, formaldeído e xileno, além de fornecer ar limpo dentro das residências. Ela cresce melhor sob a luz do sol e em condições úmidas.

 

Crisântemo

FLOWERS WIKI
Além de serem lindas para decorar, as flores ajudam a filtrar o benzeno, que é comumente encontrado em colas, tintas, plásticos e detergente. Esta planta ama luz, portanto é bom deixá-la perto de uma janela aberta.

 

Ficus

JARDIM DAS IDEIAS
Ajuda a filtrar poluentes que normalmente acompanham carpetes e móveis, tais como formaldeído, benzeno e tricloroetileno. A planta é bastante influenciada pela mudança de temperatura e de nível de luz.

 

Lírios da Paz

NATUREZA E PAISAGEM
Esta está no topo da lista da NASA para a remoção das três substâncias tóxicas mais comuns – formaldeído, benzeno e tricloroetileno. Além disso, pode combater o tolueno e xileno. É uma das melhores para se ter dentro de casa, já que não exige muita manutenção. Se recomenda mantê-la longe de correntes de ar. O lírio deve ser cultivado em lugares que não recebam a luz do sol diretamente, já que suas folhas ficam danificadas caso isso aconteça.

 

Seringueira

GAZETA DO POVO
A árvore funciona como um poderoso eliminador de toxinas e purifica bem o ar. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e tolueno e também age contra o formaldeído e o tricloroetileno. Também pode possui grânulos que reduzem a poeira ao seu redor.

 

Azaleia

Divulgação
Além de linda, têm a capacidade de filtrar os poluentes presentes no ar como o formaldeído proveniente de madeiras compensadas ou espumas de isolamento.

 

Jiboia

LIMPPANO
Capaz de limpar impurezas do ar, absorve o formaldeído, xileno e benzeno. É uma planta benéfica para ter na sala de estar ou pendurada, pois as folhas crescem para baixo, em cascata. Mas atenção: deve ser mantida longe de animais de estimação e criança. Seu consumo pode tornar-se venenoso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?