Inspire-se na CASACOR para modernizar o banheiro e a cozinha de casa
Espaços da mostra de Brasília apresentam o que há de tendência nos cômodos, que não devem ser deixados de lado quando o assunto é decór
atualizado
Compartilhar notícia
A tentação de usar a desculpa do minimalismo para deixar os cômodos da casa sem atenção é grande, mas beira a armadilha do desleixo. O banheiro e a cozinha, dois ambientes fundamentais quando o assunto é aconchego e bem-estar, demandam uma atenção especial, e não necessitam de grandes modificações para ganhar uma boa dose de charme.
Para trazer a sensação de que os cantinhos da sua casa saíram de uma revista de decoração, arquitetos da CASACOR Brasília ensinam algumas técnicas aplicáveis que usaram na mostra, e prometem que as propostas não vão causar um rombo no orçamento.
SPA em casa
Com foco em elevar a sensação de bem-estar à décima potência, o conceito de decoração dos banheiros está cada vez mais próximo do visual de um SPA: minimalista e relaxante. Para investir na proposta, algumas técnicas imprimem conforto, como explica a arquiteta Ana Luiza Veloso, da Traama Arquitetura, responsável pelo espaço Refúgio Ori.
“Eu acredito que brincar com os mesmos tons em uma grande variedade de texturas traz a sensação de leveza sem perder o aconchego, ou deixar o ambiente liso. Usar o branco no banheiro, por exemplo, ia causar um pouco de frieza, como se estivesse faltando algo”, explica.
Para solucionar a questão, a arquiteta recomenda investir em uma paleta neutra — mas com um mix de texturas — e na madeira clara, que resulta em um olhar mais aconchegante.
A iluminação é uma forma de quebrar a rigidez de elementos muito retos ou quadrados, comuns no cômodo, assim como investir em formatos orgânicos, como no espaço Lavabo Sensações, assinado pelo Studio Area61.
“Uma forma de quebrar essa dureza é usar a iluminação como forma complementar, que não tem tanto a função de iluminar o ambiente, mas para dar um pouco mais de forma, com lâmpadas diferentes”, ilustra o arquiteto Matheus Alves, à frente do escritório.
Quem gosta de ousar, por outro lado, não perde a vez. Para adicionar pontos de cor nesse universo marcado pelos tons neutros, a recomendação do expert é harmonizar bem os elementos.
“As cores tem que se complementar e, para isso, você deve contar uma história”, adianta. Em uma cozinha mais escura, por exemplo, uma boa alternativa é trazer detalhes em tons vibrantes na louça, ou na composição da mesa. “É possível colorir sem enjoar. Quando você faz esse link com outros elementos, coloca cor e não cansa visualmente”, elucida.
Dedicação gourmet
Uma das tendências mais fortes apresentadas na mostra é a integração entre os cômodos da casa. Em soluções inventivas e formatos inusitados, a separação de cada ambiente do lar é um artifício decorativo à parte — desde painéis de madeira móveis, telas em palha e persianas de vidro.
Para adotar a tendência e trazer mais uniformidade ao lar, sem necessariamente investir em uma reforma, a proposta para deixar os cômodos integrados é buscar composições com uma proposta mais homogênea.
“Criar uma ligação entre materiais, paletas de cores e a mesma proposta é uma forma de conseguir deixar esse ambiente mais integrado sem, literalmente, quebrar a parede. Se você tem uma sala mais neutra em tons crus, você deve levar isso para a cozinha, para que a casa tenha a mesma linguagem”, ensina Matheus.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia.