Guarda-roupa aberto: veja como investir na versátil opção de decór
A alternativa é extremamente econômica e prática e tem o poder de ser um ponto alto na decoração. Confira se o estilo combina com você
atualizado
Compartilhar notícia
Se você é apaixonado por decoração e o minimalismo é capaz de te arrancar suspiros, saiba que veio ao lugar certo. Ou talvez você nem seja encantado com o estilo, mas quer otimizar o espaço em um quarto pequeno ou economizar a boa grana que grandes armários decorados exigem. Caso a sua resposta seja sim para alguma das alternativas acima, o guarda-roupa aberto é perfeito para você.
Frequentemente atribuído a ambientes mais descontraídos, o artifício não se limita a esse tipo de proposta, nem contribui apenas para tornar os espaços mais despojados. A solução, que pode ser usada como destaque no projeto ou combinando com outros elementos, deve ornar bem não com o entorno, mas sim com a personalidade e estilo de vida do dono do quarto.
“No domínio da arquitetura e design de interiores são criadas muitas composições com elementos que, a princípio, não fazem parte do mesmo universo. Mas, com a dose correta de criatividade, equilíbrio e respeito à harmonia do projeto, podem trazer resultados inusitados, interessantes e surpreendentes”, pondera Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon.
Se você gosta mesmo, veja se vale a pena investir. Caso pareça uma alternativa radical demais, os guarda-roupas abertos também podem servir como um complemento a um armário convencional, com um cantinho formado por peças selecionadas, ou cuidadosamente penduradas em uma arara.
Para quem gosta de postar cliques e vídeos nas redes sociais, a alternativa pode compor um espaço instagramável como pano de fundo. Vale tudo!
Sustentado por prateleiras ou até canos decorados, em formato de arara ou em um móvel aberto de madeira, existe uma alternativa que, certamente, combina com o resto do decór. Esse é um elemento decorativo que vai desde o estilo clássico e romântico ao industrial, escandinavo, ou até mesmo o rústico.
Antes de investir
Não é novidade que o que é lindo no papel pode acabar não dando muito certo na vida real. Ainda que sejam muito práticos, os guarda-roupas abertos podem ser um problema, se não forem muito bem planejados.
O primeiro passo é fazer um levantamento dos itens que serão armazenados nesses armários, e o espaço disponível no ambiente. “Para não faltar nem sobrar espaços desnecessários, aí sim planejar qual a melhor solução e material que se encaixa na proposta, se algo feito sob medida ou peças compradas prontas”, orienta Cristina.
Organização em primeiro lugar
Se você é do time que joga todas as roupas dentro do armário e fecha a porta, como quem empurra a sujeira para baixo do tapete, a escolha pode não dar muito certo e aquela pilha de roupas em cima da cama virar o seu quarto inteiro.
A organização desses armários é fundamental para manter o ambiente aconchegante e agradável ao olhar. Existem inúmeras opções de caixas organizadoras, cestos, mini gaveteiros e ganchos que contribuem com o processo. A padronização também é uma importante ferramenta para deixar tudo lindo e em seu devido lugar.
Cuidados fundamentais
Organização e limpeza sempre devem andar juntas. O guarda-roupa também exige alguns cuidados extras, especialmente para evitar a poeira acumulada.
“Vale um cuidado especial e deixar as peças de uso mais esporádico, como roupas de festas e casacos pesados de inverno dentro de capas, que protegem do acúmulo de poeira”, ensina a arquiteta.
Colocar cortinas na frente também pode ser uma opção leve, simples e acessível, que contribui com a proteção e até privacidade, caso isso te incomode. Em casas com animais, é importante ter cuidado redobrado, para garantir que eles não danifiquem as roupas ou deixem rastros de pelos entre elas.
Há ainda uma alternativa em alta: os armários de vidro transparente, que resolvem bastante o problema da poeira.
Inspire-se!
Confira uma seleção de referências para te inspirar a ter um guarda-roupa aberto para chamar de seu.