Faça em casa: 5 dicas fáceis e econômicas para mudar a decoração
Que tal usar o tempo livre na quarentena para deixar sua casa mais bonita e funcional? Arquitetas dão dicas para você acertar em cheio
atualizado
Compartilhar notícia
Limpar a casa do chão ao teto, categorizar itens da dispensa por ordem alfabética e até lustrar o botijão de gás. Com grande parte das pessoas isoladas para conter a disseminação do coronavírus, publicações com ideias inusitadas do que fazer com o tempo livre se multiplicam nas redes sociais. Mas, que tal aplicá-lo em uma atividade útil e agradável?
Para ajudar quem está em quarentena a deixar a casa mais bonita e confortável – afinal, ela tem sido o espaço onde passamos praticamente todo o tempo – as arquitetas Leny Okada e Priscila Bonifácio dão cinco dicas infalíveis e de baixo custo.
Para começar, elas sugerem um passeio por plataformas na internet e uma reflexão sobre os itens que já integram a casa e podem ser ressignificados. “É importante ter um norte. Fazer uma pesquisa de referência no Google, no Instagram, no Pinterest ou no Youtube, que também ensina a fazer.”
1. Crie um espaço para ler
Quem gosta de ler ou quer um incentivo para atualizar esse hábito na quarentena pode criar um cantinho especial usando itens que já têm em casa.
“Basta colocar uma poltrona, posicionar num cantinho bem iluminado e arejado da sala ou do quarto, jogar uma manta por cima para dar uma sensação mais acolhedora e acrescentar um tapete. O toque dos pés no item agrega conforto”, explica Priscila.
2. Adicionar cor a objetos e paredes
Leny aconselha as pessoas a apostarem nas cores pintando, acrescentando revestimentos e elementos às paredes, além de objetos com novos tons e estampas.
“Normalmente, as pessoas ficam receosas em colocar cores mais alegres em paredes porque acham que vão enjoar rápido e acabam abusando do branco, do cinza e do bege. Nesse caso, a sugestão é começar colocando adornos coloridos, como mantas no sofá, nas cadeiras e poltronas”, diz.
3. Iluminação é tudo
Mudar as luminárias também dá um toque renovado ao lar. Uma alternativa é o trilho de iluminação, de fácil fixação e que está super na moda.
Porém, se a ideia é fazer algo gastando quase nada, Leny indica os varais de luz (até mesmo aqueles que sobraram do Natal). “Podem ser pendurados nos móveis, prateleiras, cabeceira da cama… Dá um resultado incrível”, acrescenta Leny.
Ver essa foto no Instagram
4. Quadros com sua própria assinatura
Os quadros ajudam a dotar os ambientes de personalidade e podem ser feitos por qualquer pessoa do zero. “Tem muitos sites na internet que disponibilizam imagens gratuitamente, para uso pessoal. É só imprimir em canvas ou papel fotográfico, emoldurar e colocar no local escolhido”, conta Leny.
Ela também indica conteúdos no estilo Do It Yourself, o famoso faça você mesmo. “São quadros com dobraduras de papel, pinturas, montagens de fotos e o que mais a sua imaginação permitir. Mexa no baú de lembranças, resgate arquivos de fotos antigas no celular, computador e deixe os cantinhos da casa com a sua cara, a cara da sua família”.
5. Um pouco de natureza
Quem é adepto de plantas e arranjos florais no décor sabe a diferença que eles fazem no lar. Por isso, que tal pensar onde seria interessante posicioná-los nos mais diferentes ambientes da casa?
“Um pouco da natureza dentro de casa sempre traz efeitos positivos. As flores embelezam e perfumam os ambientes. Seja um vaso de logo na entrada, seja um arranjo bonito na mesa de jantar. Além disso, elas nos dão mais fôlego para enfrentar esses dias de isolamento”, finaliza Leny.