Doze filmes e séries para quem curte arquitetura e decoração
Gosta de décor e faz parte do time que foge da folia de Carnaval? Então, esta lista é para você
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles selecionou filmes, séries e documentários imperdíveis para quem busca aproveitar o feriado de Carnaval de uma forma menos frenética e, de quebra, enriquecer os conhecimentos sobre arquitetura e decoração. Agarre o cobertor, prepare a pipoca e aperte o play.
1- The Human Scale
77 minutos (2012) – Final Cut for Real
De forma crítica, a produção busca compreender o impacto da arquitetura no modo de vida das pessoas. O documentário ainda explora o que acontece quando arquitetos, urbanistas e designers colocam os indivíduos no centro de suas equações.
2- A Vida é um Sopro
90 minutos (2007) – Santa Clara Comunicação
Com depoimentos do escritor José Saramago e do compositor Chico Buarque, a filmagem aborda a obra de Oscar Niemeyer, brasileiro que revolucionou a arquitetura moderna por meio da linha curva. A narrativa revela a fluidez com a qual o profissional concebeu boa parte de seus projetos.
3- As Casas Mais Extraordinárias do Mundo
Em média, 59 minutos por episódio (2017) – Netflix
O premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz apaixonada por arquitetura Caroline Quentin rodam o mundo visitando lares nada convencionais. Já na terceira temporada, a série é um dos grandes sucessos da plataforma de streaming Netflix.
4- Arquitetura da Felicidade
125 minutos (2006) – Seneca Productions
“A aparência da nossa casa é importante? Uma construção pode nos deixar mais feliz? Como seria uma casa perfeita?”. São esses os questionamentos que norteiam o documentário Arquitetura da Felicidade, conduzido pelo filósofo suíço Alain de Botton.
5- Incríveis por Dentro
Em média, 27 minutos por episódio (2018) – Netflix
A série de 12 capítulos explora casas que parecem normais por fora, mas que por dentro possuem elementos incríveis, como um aquário gigante, uma montanha-russa e um museu de bonecos de cera.
6- Building Africa: Architecture of a Continent
60 minutos (2005) – BBC
O filme é narrado pelo arquiteto britânico David Adjaye. De forma poética, ele desembaraça as influências culturais e imperiais que moldaram a arquitetura africana ao longo dos séculos.
7- Ground Zero: Supertower
52 minutos (2013) – Terri Randall Productions
Mais de uma década após o trágico atentado de 11 de setembro, um símbolo de esperança é construído. Acompanhe a obra que deu vida ao One World Trade Center, o arranha-céu que surgiu no lugar das Torres Gêmeas, nos Estados Unidos. Atualmente, o prédio é apontado como o maior da América do Norte.
8- Irmãos à Obra
44 minutos (2011) – Cineflix
Um dos realities de reforma mais adorados do mundo, Irmãos à Obra mostra o trabalho dos irmãos univitelinos Jonathan, empreiteiro, e Drew Scott, corretor imobiliário. Nos episódios, eles ajudam os clientes a comprar, reformar e renovar suas casas. A série faz parte do repertório da Netflix.
9- Grand Designs
Em média, 47 minutos por episódio (1999) – Netflix
O apresentador Kevin McCloud acompanha pessoas que constroem as próprias residências e mostra as complicações que podem ocorrer no processo. Após assistir a alguns capítulos, a pergunta que impera é: será que eu seria capaz de erguer uma casa?
10- Minimalism: a Documentary About the Important Things
78 minutos (2016) – Gathr Films
Menos é mais? É essa a pergunta que este documentário busca responder, apresentando diferentes tipos de minimalismo e pessoas que adotaram o estilo de vida. A produção pode ser encontrada na Netflix.
11- Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília
Em média, 47 minutos por episódio (2018) – Cine Group
A minissérie conta, em quatro episódios, as histórias dos personagens que transformaram o sonho de Juscelino Kubitschek em realidade. O foco é nos pioneiros e na construção da capital federal. Baseada em fatos reais, a produção tem toques de dramaturgia.
12- Oficina para a Paz, a Construção da Sede da ONU
54 minutos (2016) – Peter Rosen Productions
O documentário narra o processo construtivo da emblemática sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A produção apresenta o ponto de vista de historiadores, os bastidores da escolha do projeto, o início da construção, além de uma entrevista com Niemeyer, único arquiteto brasileiro entre os 11 participantes.