Dor nas costas? Saiba escolher a cadeira ideal para o home office
Fisioterapeuta e arquiteta indicam os melhores modelos para ajudar na postura, aumentar a produtividade e não atrapalhar o décor de casa
atualizado
Compartilhar notícia
A cena é comum a quem trabalha em home office. Sentar na cadeira, ligar o computador, realizar as tarefas necessárias e, ao final do dia, sentir dores nas costas e nos ombros. Esse fato pode estar relacionado ao tipo de cadeira escolhida para exercer as atividades em casa.
Mas, afinal, há uma cadeira ideal para que a posição não fique tão prejudicada? Segundo o fisioterapeuta Euler Roque, ao escolher o assento e a mesa do escritório, é preciso ter atenção à altura e distância dos utensílios.
“A cadeira deve permitir que os joelhos e quadris fiquem com o ângulo de 90 graus, os pés precisam encostar no chão. Caso não alcance, é legal usar um apoio. A coxa precisa estar totalmente apoiada no assento”, orienta.
O especialista enfatiza que pessoas mais altas podem usar uma mesa com cerca de 70cm. Indivíduos com estatura menor podem investir em um móvel de 65cm.
A convite do Metrópoles, a arquiteta Rafaela Brasileiro indicou quais cadeiras são recomendadas, quais podem ser cortadas da sua lista e pontos importantes na hora de definir o item fundamental em tempos de isolamento social.
Anote e boas escolhas!
Aspectos fundamentais
1. Cadeira giratória
Facilita bastante a mobilidade, principalmente para atingir objetos próximos sem precisar levantar toda hora.
2. Regulagem de altura do assento
É muito importante que seus pés estejam bem apoiados no chão e, para isso, você precisa regular a altura do assento.
3. Braços
Procure uma cadeira com apoio para os braços. O ideal é que o apoio esteja ajustado à altura do seu cotovelo.
4. Encosto
A maioria acaba negligenciando esse ponto e comprando cadeiras retas demais, ou com pouco encosto.
Não olhe apenas a beleza. Pense na coluna na hora da compra, afinal, ela é quem mais sofre com uma cadeira inadequada. Procure modelos que consigam abraçar suas costas da melhor forma.
Pode investir
Abaixo, a arquiteta Rafaela Brasileiro recomenda os estilos mais apropriados:
Não são indicadas
“Cuidado com cadeiras ‘fofinhas’ demais, que podem trazer uma falsa sensação de conforto, mas não preenchem os requisitos para trabalhar da melhor forma”, alerta a especialista.
Veja abaixo os móveis não recomendados para usar em home office.