metropoles.com

Dicas infalíveis para entrar em 2020 com a casa organizada

Conselhos são de Marie Kondo, que transformou seu método em série da Netflix e até em história em quadrinhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Young woman moving house, unpacking cardboard boxes
1 de 1 Young woman moving house, unpacking cardboard boxes - Foto: Getty Images

Autora do best-seller A mágica da Arrumação, a “guru” da organização Marie Kondo viu suas técnicas virarem referência mundial após o lançamento do famoso livro. Tamanho sucesso a levou à Netflix, com a série Ordem na Casa, que ajudou a consagrá-la ainda mais.

Agora, os ensinamentos da personal organizer ganharam uma nova versão, e foram transformados em quadrinhos pela editora Agir. Na obra, com ares de anime e ilustrações da artista Yuko Uramoto, ela ensina detalhes do método KonMari de forma simples e didática.

O Metrópoles fez o trabalho pesado: leu a obra e a resumiu em cinco dicas de Kondo para você dar aquela faxina e começar 2020 com a casa renovada.

1 – Vislumbre 

Comece visualizando seu estilo de vida ideal. Segundo ela, 90% do sucesso da arrumação vem da determinação. Nada mais motivador do que vislumbrar a casa limpa e em ordem após todo o processo. Defina objetivos, como: “Quero uma cozinha onde possa fazer o jantar todos os dias e achar todos os utensílios com facilidade”, ou “Quero que meu quarto esteja sempre limpo para poder meditar e me exercitar”. É mais fácil quando a organização vem somada a algo que dê prazer.

2 – Arrume por categoria 

Arrume por categoria, e não por cômodo. Muita gente erra ao começar a missão por lugares como quarto, cozinha, sala ou banheiro. Uma vez escolhida a categoria (Kondo as divide em roupas; livros; documentos; komono, nome dado à miscelânea de coisas; e itens sentimentais), empilhe todas em um só lugar, e só depois de organizadas devolva ao local de origem. Não é raro, nesse momento, se deparar com coisas que nem sabia que existiam, e que não têm nenhuma utilidade.

3 – Mude o foco 

Escolha o que guardar, não o que descartar. Há um entrave emocional natural ao decidir o que irá ser jogado fora ou doado. Faça o contrário: eleja livros, roupas e papéis que irá manter em casa. Para decidir, toque no objeto e se pergunte: “isso me traz felicidade?”.

4 – Só guarde o que realmente vai precisar 

Ao guardar livros e papéis, só deixe em casa o que realmente vai usar no futuro. Contas a pagar devem ser armazenadas separadas em uma caixa de pendências. Já as que já foram pagas e de muitos anos atrás podem ser descartadas. Se não está em uso ou vai ser útil em período determinado, é hora de desapegar.

5 – Tudo precisa de um lar 

“Se cuidar bem dos seus pertences, eles vão cuidar bem de você”. Assim como os seres humanos, Marie defende que os objetos – desde louças até cartas – precisam de um lugar para chamar de casa. Devolva sempre ao lugar certo depois de usar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?