Se depender da designer e ex-bailarina Amanda Phingbodhipakkiya, as mulheres responsáveis por grandes avanços na ciência seriam mais valorizadas. Com o nome de Beyond Curie (Além de Curie – em alusão a Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Nobel e única a vencê-lo em duas áreas diferentes) a fotógrafa criou o projeto para enaltecer a história de importantes mulheres ao redor do mundo.
As 32 gravuras mostram mulheres que fizeram avanços em áreas como matemática, ciência e engenharia.
Amanda conectou os rostos das mulheres com o trabalho que elas conseguiram realizar em uma colagem única. 16 das mulheres retratadas são ganhadoras do Prêmio Nobel, enquanto as outras 16 são mulheres que realizaram feitos extraordinários em suas áreas de atuação.
A designer criou um site de campanha de financiamento coletivo. Os valores serão usados para custos de produção e para a Associação para Mulheres na Ciência (Association for Women in Science). No mesmo site podem ser adquiridos os pôsteres.
Veja alguns deles:
9 imagens
1 de 9
Mae Jemison é médica e ex-astronauta. Em 1992 se tornou a primeira astronauta negra a ir para o espaço.
Amanda Phingbodhipakkiya
2 de 9
Katherine Johnson é física, cientista espacial e matemática. Ela deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.
Amanda Phingbodhipakkiya
3 de 9
Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.
Amanda Phingbodhipakkiya
4 de 9
Barbara McClintock foi uma botânica especialista em genética. Recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1983.
Amanda Phingbodhipakkiya
5 de 9
Maryam Mirzakhani é uma matemática iraniana. Em 12 de agosto de 2014 recebeu a medalha Fields, sendo a primeira mulher a ser condecorada com essa honra
Amanda Phingbodhipakkiya
6 de 9
Carol Greider é bióloga molecular e ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2009.
Amanda Phingbodhipakkiya
7 de 9
A bióloga molecular Elizabeth Helen Blackburn recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2009.
Amanda Phingbodhipakkiya
8 de 9
May-Britt Moser May é uma psicóloga e neurocientista norueguesa. Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2014.
Amanda Phingbodhipakkiya
9 de 9
Rita Levi-Montalcini foi uma médica neurologista italiana. Ela ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1986 pela descoberta de uma substância do corpo que estimula e influencia o crescimento de células nervosas, possibilitando ampliar os conhecimentos sobre o mal de Alzheimer e a doença de Huntington.
Amanda Phingbodhipakkiya
Já leu todas as notas e reportagens de Vida&Estilo hoje? Clique aqui.