metropoles.com

Descubra a flor do mês do seu aniversário e o que ela representa

No Hemisfério Norte, é muito comum associar uma flor ao mês do aniversário. A de janeiro, por exemplo, é o cravo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Freepik
Violeta (Viola)
1 de 1 Violeta (Viola) - Foto: Reprodução/ Freepik

Aqui, no Brasil, pode soar estranho, mas associar uma flor ao mês do aniversário é muito comum em países do Hemisfério Norte. Quem afirma é a florista Diennis Xavier, do Studio Magnólia, no Rio de Janeiro (RJ).

À Casa e Jardim, a profissional revelou a flor de cada mês, além de compartilhar o significado das plantas.

A seguir, confira a correspondente ao seu aniversário. Com a informação em mãos, faça uma homenagem à espécie e, com ela, aproveite para adicionar um ponto de cor na decoração de casa!

Janeiro

A flor do primeiro mês do ano é o cravo. Originária da Ásia, ela é muito citada na mitologia grega e na romana. A planta tem o dom de atrair coisas boas. Ou seja, traz sorte. É usada como símbolo em bandeiras, festivais e revoltas, a exemplo da portuguesa Revolução dos Cravos, em 1974.

Cravo

Fevereiro

A violeta africana é a flor dos aniversariantes de fevereiro. A espécie ficou conhecida na Europa como a flor tropical preferida da elite. Na Grécia antiga, era símbolo de fertilidade.

Violeta (Viola)
Violeta

Março

A escolhida para março foi a narciso, originária do mediterrâneo e comum em partes da Ásia Central. A planta simboliza beleza e vaidade. Seu nome foi inspirado em Narciso, personagem da mitologia grega que, de tão vaidoso, se apaixona por ele mesmo após contemplar o próprio reflexo na água.

Narciso

Abril

A flor dos aniversariantes de abril é a margarida. De origem europeia, ela simboliza simplicidade, inocência, juventude, sensibilidade, pureza, paz e afeto. Na obra Hamlet, William Shakespeare a usou para representar a pureza da donzela Ofélia. Ela também tem propriedades medicinais e cosméticas.

Maio

O lírio-do-vale é a flor de maio. Também conhecida como flor-de-maio ou muguet, ela é nativa da Ásia e da Europa. Por ser muito tóxica, demanda cuidado. Dizem que essa era a flor favorita do estilista Christian Dior. Em 1956, ele lançou a fragrância Diorissimo, com o aroma da flor, perfume que acabou se tornando o predileto da princesa Diana. A planta simboliza paz, esperança e felicidade.

Lírio-do-vale

Junho

A escolhida para o mês de junho foi a rosa. Originária da Ásia, ela é cultivada desde a Antiguidade em todo o mundo. É uma flor atrelada a deusas da mitologia e ao cristianismo. Simboliza amor.

Rosas vermelhas
Rosa

Julho

A flor de julho é a delfino, nativa do sul da Europa e também conhecida como larkspur. Simboliza leveza, amor, afeição e apego.

Agosto

A flor de agosto é a gladíolo, popularmente conhecida como palma-de-Santa-Rita. Seu nome vem do latim “gládios” e significa espada. Uma curiosidade é que ela era dada aos gladiadores vencedores, na Roma antiga, o que acabou lhe conferindo o significado de vitória, força, integridade, bons valores morais e elegância.

Palama-de-Santa-Rita

Setembro

A flor áster é a escolhida para setembro. De origem chinesa, lugar onde é muito usada como erva medicinal no tratamento de várias doenças, a espécie é parente da margarida e representa amor, lealdade, sabedoria, luz e poder.

Áster

Outubro

Para quem nasce em outubro, a flor é a calêndula, originária da África Central. Ela é associada ao sol por suas cores alaranjadas. Era usada por cristãos para enfeitar as estátuas da Virgem Maria e, por isso, também é chamada de marygold (ouro de Maria, em tradução livre). Simboliza alegria, abundância, intelecto, criatividade e clareza.

Novembro

Crisântemo é a flor de novembro. De origem chinesa, ela foi levada ao Japão por monges budistas e virou a flor nacional do país, além de símbolo da família imperial. Simboliza prosperidade, amizade, alegria, otimismo e fidelidade. No Brasil, significa beleza na vida e na morte. Por isso, é muito usada em enterros.

Crisântemo

Dezembro

Para o último mês do ano, a flor escolhida foi a azevinho. Ela faz parte das decorações natalinas do Hemisfério Norte. Também era usada pelas civilizações pré-cristãs para espantar “maus espíritos”. Símbolo de proteção, felicidade e paz.

Azevinho

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?