Decoradoras montam mesas de Natal para inspirar festejos natalinos
O Metrópoles convidou três profissionais do ramo para trazer influências criativas
atualizado
Compartilhar notícia
Você piscou e as lojas e ruas já foram tomadas por decorações natalinas. Chegou a época de montar a árvore e se preparar para as confraternizações de Natal. Não tem ideia de como preparar a mesa? O Metrópoles convidou três decoradoras para ajudar a trazer inspirações com propostas criativas.
Confira!
Para a decoradora Fabiani Christine, da Dot Paper, não podem faltar ursinhos em suas montagens, por isso eles são o destaque de sua mesa. Com uma proposta natural, clean e faça você mesmo, ela garante que não é preciso pagar caro para ter uma decoração bonita. “Você pode substituir por pelúcias, usar pinhas do parque e reaproveitar os elementos que tem em casa”, explica. Para as pinhas, é recomendável guardá-las secas, para não mofarem.
Ela indica que o primeiro passo deve ser separar os objetos por categoria e fazer uma seleção. “Mas evite misturar demais. Se a pessoa não tem muita habilidade, pode acabar errando. Na hora de distribuir os elementos, é importante ter simetria e equilíbrio, manter tudo centralizado e o peso bem distribuído”, aponta. Manjericão para o porta-guardanapos, xícaras antigas e formas de biscoito são alguns itens que podem ser aproveitados.
Fabiani ainda recomenda usar arranjos baixos, por causa da visão, e velas, para criar um clima intimista. “Não podemos nos esquecer do aniversariante, por isso sempre monto um presépio em casa”, afirma.
À frente da loja A Garimpeira, Anete Carrard também é fã do estilo rústico e natural. Ela montou uma mesa formal e outra mais contemporânea. “Às vezes, não tem mesa para todos, então fiz uma proposta na qual as pessoas poderiam se servir e sentar, e outra mais lúdica, em especial para as crianças, com aperitivos para beliscar”, conta.
Detalhes em dourado e elementos rústicos foram a aposta da empresária. “Usar flores secas dá uma grande versatilidade. Busquei trazer elementos da natureza, tendência forte da decoração. As plantas também podem conferir um cheiro gostoso à mesa. Outra dica é usar coisas de casa e adicionar um toque aconchegante, fazendo harmonia com elementos com valor afetivo”, explica.
Para quem não tem muita experiência com decoração, a empresária recomenda tentar definir primeiro as cores ou estilo que se quer trabalhar e buscar elementos para manter a sintonia com o conceito.
Avó de oito netos, Maria Tereza Cavalcanti decidiu montar uma mesa para as crianças. “Natal aqui na minha casa é sempre festa com a família reunida. Fiz uma mesa para os meus netos se sentirem prestigiados e para mostrar como são importantes”, explica Maria Tereza.
Ela se inspirou em ursinhos e no soldadinho de chumbo, brinquedos que as crianças adoram. “Usei como arranjo central e nos porta-guardanapos, além de pequenas surpresas do Papai Noel espalhadas. É uma mesa alegre em um estilo rústico chique e na qual os pequenos podem se sentir à vontade”, define a decoradora.
Para quem quer montar sua própria mesa, Maria Tereza garante não ser preciso fazer algo suntuoso para ficar bonito. “Você pode misturar a prata e a louça de casa. Usar frutas como cerejas e uvas para fazer detalhes da mesa, acrescentar relíquias de família e pegar algo verde do jardim para incrementar. O mais importante é ter a personalidade de quem recebe e deixar as pessoas confortáveis.”
Bolas Anete | Up Festas
Comidas Anete | Lá em Casa