metropoles.com

Decoradora das famosas, Ju Françozo dá dicas para um evento de sucesso

Em Brasília para um workshop, a planejadora de festas de celebridades conversou com o Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Perfil Ju Françozo
1 de 1 Perfil Ju Françozo - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Com quase 120 mil seguidores no Instagram, a designer de festas Juliana Françozo é referência nacional no segmento. A party planner já produziu eventos para personalidades como Adriane Galisteu, Aline Barros, Eliana, Isabella Fiorentino, Ivete Sangalo e Wanessa Camargo.

Em visita a Brasília, ela contou, com exclusividade ao Metrópoles, um pouco sobre o início da carreira e sua trajetória, tendências para o setor de festas e dicas para mandar bem na hora de planejar e executar um evento de sucesso.

Autodidata, Ju Françozo completa 13 anos de profissão em março. Ela trabalhava como operadora de telemarketing até decidir se aventurar no mercado de decoração e organização de festas. “Comecei trabalhando com lembrancinhas e topos de bolo. Para o meu casamento, comprei alguns itens e vi que isso poderia ser um negócio. Logo que voltei da lua de mel, minha sobrinha pediu que eu fizesse uma festa para ela e nunca mais parei”, relembra. Ela decidiu levar a sério a função quando pedidos de pessoas de fora da família começaram a chegar.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Ju Françozo aposta em mesas mais desconstruídas e assimétricas em suas produções

 

Juliana também percebe que o mercado de festas mudou muito desde quando ela começou, mas que foi aprendendo na tentativa e erro. “Você vai treinando o olhar e buscando que tipo de ferramenta vai ajudar mais. A prática e a repetição trazem experiência. Fui buscando referências e estudando muito ao longo dos anos.”

Tendências
A decoradora observa que itens com aspecto rústico e envelhecido têm se popularizado. “As peças com aparência puída e desgastada, de tempo ou tinta, estão em alta. Agora todo mundo quer”, percebe. O uso de folhagens como suculentas também tem crescido bastante, segundo Juliana.

5 imagens
Os itens podem ser adaptados inclusive para mesas infantis
As peças foram usadas em uma mesa infantil masculina montada por Juliana
A montagem foi explicada em um workshop em Brasília
“Agora todo mundo quer”, afirma Juliana sobre os itens antigos
1 de 5

Decoração com aspecto envelhecido é uma tendência crescente

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
2 de 5

Os itens podem ser adaptados inclusive para mesas infantis

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
3 de 5

As peças foram usadas em uma mesa infantil masculina montada por Juliana

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
4 de 5

A montagem foi explicada em um workshop em Brasília

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
5 de 5

“Agora todo mundo quer”, afirma Juliana sobre os itens antigos

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Quando o assunto é casamento, a especialista dá uma dica de ouro. “Para as cerimônias mais intimistas, vale investir em: miudezas; detalhes escritos à mão com lettering; lacinho; fitinha; tudo com muito cuidado e atenção.” Já para os casamentos grandes, Juliana percebe a preferência por arranjos volumosos. “Os estilos são bem variados. Tem propostas clássicas, de branco com dourado, mas também percebo muita gente inovando com estampas, tons coloridos, texturas e até chita”, revela.

Para a party planner, a tendência mais importante é respeitar o orçamento de cada um. “Se a pessoa quer gastar menos, gaste menos, mas faça com capricho. O luxo não está relacionado com o quanto será gasto, mas como você emprega o dinheiro. Respeitar o budget do evento é o maior segredo de todos”, declara.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Para Ju Françozo, é preciso ficar atento com os gastos, mas sem perder o capricho da produção

“A festa deve ser divertida e os convidados precisam ter acesso a tudo que foi planejado com carinho antes do evento”, diz. Parece simples, mas grande parte da logística envolve decisões e pressões. “Eu vejo muita gente que não decide qual é a prioridade. Escolha e capriche naquilo. Será o bufê, a música ou a decoração? Você equilibra os demais detalhes com o que sobrar”, recomenda.

Para simplificar as operações, a decoradora indicar usar papel kraft, gastar o mínimo possível com flores e optar por bolo cenográfico. Quem optar pelo “faça você mesmo” deve: ir a uma loja de aluguel de peças, em vez de comprar os móveis/objetos; criar uma paleta de cores para o evento; programar um orçamento; e tentar montar as estruturas um ou dois dias antes do evento.

Ela observa ainda que as pessoas não pararam de fazer festas com a crise. Elas adaptaram os eventos a novos orçamentos. “O mercado está em constante crescimento. Qualquer pessoa pode fazer uma festa. Vai se destacar quem tiver o cuidado em entregar os projetos mais originais e caprichados”, prevê.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?