Décor afetivo: veja roteiro de lojas no DF que investem na tendência
Escolhas afetivas e garimpos com significado compõem esse estilo de decoração que transformará sua casa em um refúgio cheio de histórias
atualizado
Compartilhar notícia
Decorar a casa como quem constrói um acervo pessoal, priorizando móveis e objetos com história, significado e valor sentimental, traduzem bem o fundamento da decoração afetiva. A tendência tem se popularizado como uma alternativa econômica e mais sustentável para quem deseja compor os ambientes da casa com itens que transmitam essência e personalidade.
Ao decorar o lar com calma, afeto e intenção, cada elemento agregado carrega o poder de evocar memórias e sentimentos, aumentando a sensação de conforto, pertencimento e reconexão.
O Metrópoles separou quatro lojas de garimpo de objetos decorativos em Brasília para você conhecer, caso queira deixar sua casa exalando carinho e cuidado.
A Garimpeira
Anete Carrard caça objetos com história há mais de 30 anos. Em 2014, o acervo da empresária ficou tão grande que ela decidiu transformá-lo em negócio. Assim nasceu A Garimpeira, um antiquário descolado para venda e locação de móveis e artigos decorativos. “Precisamos achar encantamento em cada coisa que olhamos. É assim que faço meu garimpo. Quero que as pessoas adquiram peças que as emocionem e com as quais elas se identifiquem”, defende Anete.
Segundo a colecionadora, o mais legal de prolongar a vida útil das peças recicladas – além da redução do impacto ambiental – é saber que elas continuarão protagonizando uma infinidade de histórias e vivências nas casas de quem as adquirirem.
Atualmente, A Garimpeira possui duas lojas físicas em Brasília: uma no shopping CasaPark e outra na Asa Sul.
Onde fica:
Loja Shopping Casa Park – SGCV Lote 22, Loja 176, Guará
Loja Espaço Infinu BSB – CRS 506 Bloco A, Loja 67, Asa Sul
Casa Singular
Depois de passar 12 anos vivendo o frenesi de São Paulo, a arquiteta Polyana Parenti voltou para Brasília decidida a abrir um reduto que oferecesse artigos de decoração um pouco diferentes das opções do mercado tradicional. Assim surgiu a Casa Singular. O lema da loja, inaugurada em 2019, é para lá de sugestivo: “Teto com afeto”. É que Polyana acredita que o processo de decorar a casa também exige, como tudo na vida, carinho, atenção e capricho.
Passeando por estilos diversos, a curadoria da arquiteta é jovial, despretensiosa e acessível. Ela garimpa produtos funcionais que enchem as casas dos clientes – carinhosamente chamados por ela de “visitas” – de histórias e estímulos sensoriais. “O maior propósito da Casa Singular é permitir que as pessoas transformem suas casas em lares”, resume.
Onde fica: CLN 211, Bloco A, Loja 64 (subsolo), Asa Norte
Mischmasch
Miscelânea, palavra alemã que significa “mistura; conjunto de coisas diferentes”, parece ser a síntese perfeita da Mischmasch, a mais nova loja de antiguidades da cidade. O empreendimento nasceu da paixão por antiquários de Daniel Moreira e Enozor Junior, sócios da também conhecida loja de roupas brasiliense Dane-se. O time ficou completo com a chegada da arquiteta Isabella Souza, que também partilha com os rapazes o gosto por reaproveitar peças antigas e com história.
A curadoria caprichosa de móveis e objetos atemporais é a alma do negócio, que prioriza artigos originais encontrados pelas estradas mundo afora. “A proposta é trazer peças que valorizem a memória, a questão da sustentabilidade, do consumo consciente, do reaproveitamento. Peças que podem estar esquecidas, mas que, ao irem para uma nova casa, ganham vida”, explica Daniel.
Enquanto a loja física da Mischmasch não é inaugurada, as peças do antiquário podem ser encontradas na loja Dane-se da Asa Sul.
Onde fica: Loja Dane-se – CLS 210, Bloco C, Loja 6, Asa Sul
Orna & Menta
Decorar o lar com afeto é importante e, segundo Ana Elisa Queiroz e Daniela Freitas, a única opção possível. As designers de interiores fundaram a Orna & Menta no início deste ano, depois de perceberem a pouca variedade de lojas na cidade que reunissem uma curadoria atenta e personalizada de itens de decoração para casa.
Todas as peças do estabelecimento são escolhidas a dedo por Ana. Para isso, a designer conta com uma gama variada de fornecedores brasileiros e importados. Na O&M, é possível encontrar objetos decorativos – como cestos, almofadas, velas e vasos – que transitam entre os mais diversos materiais, além de itens para mesa e cozinha.
De acordo com Ana, uma casa com décor afetivo tem o poder de traduzir a identidade, o estilo e os valores de quem mora nela, sem abrir mão do conforto. “A vantagem de apostar em uma decoração com afeto é que isso permite transformar a sua casa em um refúgio que te acolhe”, afirma.
Onde fica: CLN 107, Bloco B, Loja 7, Asa Norte