De tulipa a coupe: 6 tipos de taça para degustar com estilo em casa
Diferentes formatos fazem diferença na experiência sensorial de saborear uma bebida. Alguns tipos inspiram até um toque vintage no decór
atualizado
Compartilhar notícia
Quando o assunto é degustação, a experiência é multissensorial e recomeça a cada gole. Seja para um brinde a dois, seja para um jantar em família, escolher a taça certa faz toda a diferença na hora de aproveitar tudo que a bebida tem a oferecer — desde a aparência até a percepção dos aromas.
Na hora de receber em casa, nada melhor que ter sempre ao alcance das mãos o tipo de recipiente ideal para compor a experiência com conforto. Em relação aos tipos de taças, há uma lista extensa de opções disponíveis no mercado, inclusive algumas com um toque vintage que conferem um pouco mais de charme ao momento de degustação.
Para montar seu arsenal em casa, entenda as funcionalidades de cada tipo de taça e suas possibilidades gustativas, e confira uma seleção de opções com um toque de requinte que combinam com todo tipo de decór — a gosto do freguês.
Taça flute
Além da composição, cada tipo de formato tem uma propriedade específica. No caso das taças flute — as mais finas, normalmente usadas para champanhe —, a boca estreita, a haste e o formato longo garantem a permanência dos aromas e da perlage, como é chamado o aspecto gaseificado da bebida.
Taça flute cristal com haste de arco-íris, 2 unidades
Jogo de taças para champanhe, 220ml, kit com 6 unidades
Taça coupe
O formato substituiu as clássicas coupe (coup, na pronúncia), com hastes menores e bocas bem abertas. Em contraste com as opções contemporâneas para saborear o champanhe, a taça era bastante usado nos anos 1920, e traz um ar mais vintage e cottagecore à degustação. Por isso, elas estão se consagrando como queridinhas nas inspirações do Pinterest e do Instagram.
Taça coupe mistic, 220ml, kit com 6 unidades
Vintage coupe, 270 ml, 1 unidade
Taças de cristal coupe, 200 ml, kit com 2 unidades
Taça Symphony, 220ml, 1 unidade
Taça de vinho tinto
Já as taças de vinho tinto exigem o contato com o oxigênio para liberar seus aromas e sabores. Existe uma explicação para você não encher o recipiente até o topo de bebida, por mais que você vá beber um pouco mais do que isso. Para oferecer mais ligação com a atmosfera, o recipiente tem um bojo mais largo e deve ser preenchido até um terço de sua capacidade.
Conjunto de taças bordeaux, 6 unidades
Taças de cristal para vinho, 450ml, 6 unidades
Taça de vinho branco
Em contraste com as opções para vinhos encorpados e tintos, a taça ideal para os tipos brancos tem um bojo menor e é mais baixa, permitindo que o volume preenchido seja pequeno e não favoreça a elevação da temperatura. Isso porque a melhor forma de consumi-lo é gelado.
Taças para vinho branco, 350 ml, 6 unidades
Taças vinho branco de cristal, 6 unidades
Tulipas
Cheias de charme, o formato das tulipas é apreciado especialmente pelos amantes de cervejas do tipo pilsen — com sabores mais leves e refrescantes. O desenho do recipiente proporciona a formação de um colarinho cremoso e direciona o aroma do lúpulo diretamente ao nariz.
Jogo de taças tulipas, 6 unidades
Taças tulipa, 330 ml, 6 unidades
Copos old fashioned
Muito parecido com o clássico on the rocks — copos baixos comumente usados para uísque e outros drinks, os copos old fashioned também são indicados para destilados servidos com gelo. Porém, tem a boca larga e uma circunferência superior maior que a inferior, o que possibilita o acréscimo gradual de pedras de gelo e libera melhor os aromas das misturas da coquetelaria.
Copo de uísque, 300 ml, 1 unidade
Copo à moda antiga, 400ml, 1 unidade
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia