Cozinha sem armários: saiba como investir nas prateleiras
Práticas, fáceis de montar e criativas, a opção pode ser uma mão na roda para quem mora de aluguel ou tem pouco espaço para a mobília
atualizado
Compartilhar notícia
Houve uma época em que tempo era dinheiro… Hoje, também podemos dizer que ter espaço é sinônimo de qualidade de vida. Com casas e apartamentos cada vez menores, é necessário pensar em opções versáteis e que, de preferência, sejam imperceptíveis. Como a tecnologia não avançou ao ponto de deixar os móveis invisíveis, que tal ganhar um espaço extra na cozinha com prateleiras?
A ideia pode soar incomum, mas com criatividade e um toque de personalidade, o projeto pode ter um resultado surpreendente. Se até a Mônica, de Friends, usava essa ideia em seu apartamento, você também pode. Veja algumas inspirações:
Cozinha da Mônica
Se você é fã de Friends, não há como não reconhecer essa imagem. Dona de uma das cozinhas mais icônica das séries de TV, a personagem ostenta uma cozinha com prateleiras azuis e que deixam todos os seus produtos e objetos expostos. Para compor o ambiente, Mônica também possui um suporte suspenso em que suas panelas ficam penduradas.
Sem excesso
Caso não seja fã de Friends, mas achou a ideia interessante, é possível se inspirar e usá-las na sua casa. Nessa opção, apenas uma prateleira foi usada para percorrer duas paredes. A madeira se incorpora à decoração da cozinha e a disposição dos objetos permite maior facilidade para saber onde está cada coisa.
Simplicidade
Como explica a designer de interiores Carolina Bordonco, as prateleiras são uma boa pedida para pessoas que querem investir em soluções rápidas e sem grandes intervenções. Para isso, não é preciso muito mistério. Como no projeto acima, de forma simples e prática, três prateleiras foram fixadas na parede para guardar os utensílios da cozinha. A cor do material escolhido pode ser do mesmo tom de algo no cômodo, no projeto acima, por exemplo, elas se assemelham com a parede.
Serralheria, LED e madeira
Neste projeto assinado pelo escritório Camila Fornereto, a ideia foi utilizar uma prateleira de fora a fora com estrutura de serralheria e LED na parede principal. “Essa forma como a prateleira foi montada pode ser usada para várias situações, além de ajudar a criar cenários diferentes com a iluminação. Ela também integra com o bar, o ponto principal desse apê”, explica Bordonco.
A designer de interiores ainda ressalta que “se você mora em um apartamento alugado e tem receio em fazer algumas alterações ou imagina que não é possível, justamente porque o espaço não é seu, é possível deixar o imóvel com a sua cara, mesmo sem mexer na estrutura. E uma delas foi criar essas prateleiras em serralheria”.
Luz natural e prateleiras suspensas
Por serem vazadas e com infinitas opções, ela podem ser colocadas até nos lugares mais improváveis. No projeto acima, a falta de espaço deixou apenas a parede com janelas disponíveis, o que não impede que as prateleiras sejam usadas. Além de ser um lugar extra para guardar os utensílios da cozinha, a luz natural passa entre as chapas de madeira e invade o ambiente sem dificuldades.
Tudo exposto
Nesse projeto da Round House Design, não há portas para esconder a organização dos potes, utensílios e panelas de cozinha. Aqui, a organização também se torna parte da decoração e a disposição de cada um dos objetos refletem a personalidade do dono da cozinha, deixando o ambiente único.
As cores escolhidas para as prateleiras também fogem do padrão e podem dar um ar diferente à decoração do espaço.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia