Conheça 7 plantas que se desenvolvem bem, mesmo com pouca luz
Não, você não está cuidando mal das suas plantas. Às vezes, você só está escolhendo as espécies erradas para um ambiente com pouca claridade
atualizado
Compartilhar notícia
Sem dúvidas, a atual pandemia mudou – e muito! – a nossa relação com a casa. Passando mais tempo nela, e tendo que dividir, por vezes, trabalho, ócio e lazer no mesmo espaço, as pessoas perceberam a importância de construir um lar aconchegante, funcional e inspirador.
Para incrementar o décor, muita gente apostou nas plantas. Adição útil, simples e acessível, elas são mais que suficientes para repaginar qualquer ambiente, além de proporcionar bem-estar e um maior contato com a natureza. O único impasse é que muitas delas, para se desenvolverem, precisam de uma dose generosa de luz solar, o que nem sempre é possível quando se mora em uma residência com poucas janelas.
Mas, calma, não é o fim do sonho da pequena selva urbana. Conheça, a seguir, sete espécies de plantas que irão crescer, lindas e fortes, mesmo se ficarem em um cantinho mais escuro da casa.
Pepperomia
Peperômias adoram sombra. Você pode colocar a sua em um local sem luz solar direta e correntes de ar. Na hora de regar a planta, lembre-se de que não é preciso encharcar a terra, mas também não a deixe completamente seca.
Sansevieria Masoniana (ou espada-larga)
Outra planta pra lá de versátil é a espada-larga. Apesar de gostarem de ambientes iluminados, não terão grandes problemas se ficarem em um cantinho mais escuro, pode confiar.
Monstera Deliciosa (ou costela-de-adão)
Uma das plantas mais instagramáveis e adoradas do momento, a costela-de-adão é outra espécie que se vira bem em qualquer ocasião. Deixe-a em um ambiente minimamente iluminado, e ela crescerá feliz.
Philodendron (ou imbé)
Não é de hoje que os filodendros andam roubando os holofotes para si quando o assunto é decoração. Bonita e de fácil manutenção, essa espécie não é fã de muita luz, o que a torna ideal para interiores.
Sansevieria trifasciata (ou espada-de-são-jorge)
A espada-de-são-jorge é uma das plantas domésticas mais fáceis de se cultivar, e isso explica a sua popularidade. Ela tolera sombra como ninguém, e ainda espanta, supostamente, as energias negativas dos ambientes. A verdadeira definição de juntar o útil ao agradável, não é mesmo?
Spathiphyllum wallisii (ou lírio-da-paz)
Não vá cometer a gafe de investir em uma selva urbana e deixar o lírio-da-paz de fora de suas escolhas. Bonita de se ver e fácil de cuidar, a espécie prefere ambientes com luz indireta. Esqueça de “alimentá-la”, e ela te avisará deixando as folhas caídas. Em resumo, uma planta fofa e sentimental.
Cactos
É claro que os cactos não poderiam deixar de entrar nessa lista. Da sua selva particular, serão as “crias” mais independentes e descomplicadas. Isso porque não necessitam de muita água e sobrevivem em lugares sombreados, ainda que consigam suportar muita luz solar.