Conforto, funcionalidade e arte: 7 tendências de décor para apostar em 2021
As propostas de decoração são moldadas conforme a personalidade dos moradores
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2020, estar em casa ganhou um novo significado. Além de dormitório, o lar passou a ser também ambiente de trabalho, de estudo e de socialização on-line. Por isso, detalhes da decoração e arquitetura, antes despercebidos, ganharam holofotes e atenção dos moradores. No ano que vem, a tendência é que a busca por conforto e segurança continue em voga, com ainda mais atenção à satisfação visual.
De acordo com a arquiteta Tyany Rodrigues, o espaço continuará evoluindo conforme a personalidade dos moradores, com artigos afetivos e mudanças pontuais na estrutura. Ela cita que, em 2021, deve ocorrer ainda mais adesão ao mobiliário planejado e ao auxílio de um profissional da área.
Uma pesquisa conduzida pelo site Modsy, serviço americano de decoração de interiores on-line, mostra que as tendências do ano terão o ênfase no aproveitamento dos cômodos.
“A maneira como usamos nossas casas mudou drasticamente este ano. Não é nenhuma surpresa que as pessoas estejam expandindo a funcionalidade e o conforto de seus espaços, agora mais do que nunca”, afirma o site.
Confira as tendências de décor para 2021:
Conforto
A quarentena destacou ainda mais a necessidade humana de se sentir confortável. No próximo ano, a busca pela qualidade deve seguir a mesma. Segundo Tyany, além do mobiliário aconchegante, elementos decorativos como almofadas, tapetes e puffs devem compor os ambientes.
Chique e de vovó
Segundo o site Modsy, espaços elegantes e com aspecto antigo são uma aposta para o décor em 2021. O visual é composto por mobiliário de antiquário, muito babado e papel de parede decorado.
Ver essa foto no Instagram
Estilo 1980
Com uma vibe retrô, mas sem o aspecto antigo, a decoração inspirada na década de 1980 deve estar presente em 2021. O visual é constituído por elementos esculturais, com cores neon e vibrantes, muito brilho, vidro e latão.
Materiais naturais
Durante a quarentena, o contato com a natureza passou a fazer falta na rotina das pessoas. A solução encontrada pela maioria foi a inclusão de plantas, madeira, pedras e jardins em casa. Em 2021, a expectativa é que a preferência pelos elementos continue a mesma.
Madeira clara
Semelhante à decoração escandinava e ao estilo rústico, a proposta esbanja aconchego e aquecimento térmico. Nos interiores em 2021, a madeira clara combina com decorações neutras, em tons como o branco e bege.
Cores vibrantes
A tendência segue a proposta de transferir a própria personalidade ao lar. Paredes brancas ou com tonalidades mais claras dão lugar a cores vibrantes e alegres. O toque de cor pode ser em todos os lados ou apenas em uma parede destaque, combinando com o décor geral.
Multifuncionalidade
Como em 2020, no ano que vem a casa deve abrigar mais do que uma função. Para isso, o ideal é apostar na integralidade dos espaços e funcionalidade dos artigos. É solução, inclusive, para quem precisa de mais espaço e circulação. A tendência também interfere na escolha por móveis retráteis e dobráveis, que podem ser transferidos para outros cômodos, caso necessário.